Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Fundão distinguido na primeira edição do Prémio Autárquico Voltar

O município do Fundão foi distinguido com uma menção honrosa na 1ª Edição do Prémio Autárquico, na categoria “Artes, Património e outros Domínios Culturais”, pelo projeto “Escola da Cidadania – Casa das Memórias António Guterres”.

A autarquia do Fundão candidatou-se ao Prémio Autárquico “Aristides de Sousa Mendes e outros salvadores portugueses – Holocausto, valores universais, humanismo e justiça” para dar a conhecer o trabalho desenvolvido na área da educação e o impacto do projeto apresentado na comunidade educativa: Escola da Cidadania – Casa das Memórias. A Escola da Cidadania integra a Rede de Centros UNESCO e funciona na Casa das Memórias António Guterres, terra afetiva do Secretário-geral da ONU.

A distinção foi conferida no dia 19 de julho de 2021, data em que se assinala nascimento de Aristides de Sousa Mendes, e a cerimónia de entrega do diploma decorreu, no dia 9 de novembro de 2021, no Palácio das Galveias – Biblioteca Pública de Lisboa.

A 1ª Edição do Prémio Autárquico foi promovida pela DGAL – Direção Geral das Autarquias Locais e integrado no «Projeto Nunca Esquecer - Programa Nacional em torno da Memória do Holocausto». O Prémio Autárquico «Aristides de Sousa Mendes e outros salvadores portugueses - Holocausto, valores universais, humanismo e justiça» é uma distinção honorífica e de natureza não pecuniária entregue às autarquias que, por sua iniciativa ou em articulação com a sociedade civil, promovam práticas, programas ou projetos de elevado mérito e interesse público, em cinco categorias: «Coesão Social e Comunitária»; «Artes, Património e outros domínios Culturais»; «Modelar o Futuro sobre memórias e experiências vivas»; «Diferenciação, inovação, criatividade»; e «Fazer Acontecer».

- 11 nov, 2021