Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

XIV Encontro de Escalada mobiliza 30 participantes em Proença—a-Nova Voltar

Na edição de 2021 do XIV Encontro de Escalada das Portas do Almourão, no Sobral Fernando, inscreveram-se 80 pessoas, mas que devido às previsões da meteorologia de chuvas e ventos fortes optaram por cancelar a participação. Ainda assim contou com 30 participantes, que na sua maioria já estiveram em edições anteriores.

Entre os presentes o destaque vai para o elemento mais novo da comitiva que, com sete anos de idade, demonstra conhecimento na prática, fazendo a sua primeira via à frente, de forma autónoma na companhia do pai, com muita segurança e boa disposição, aumentando a motivação do próprio em continuar e animando o resto dos participantes. Em relação às participações de estrangeiros, contaram-se dois atletas brasileiros e uma alemã.

No sábado, dia 30 de outubro, a chuva deu tréguas e foi possível escalar até às 17h00 nos setores “Placa Amarela”, “Lagoa Verde” e “A terra dos Grifos”: as paisagens e as vias de escalada foram apreciadas ao máximo, na esperança de mais uma hora de ausência de chuva. O domingo foi aproveitado para fazer alguns percursos pedestres, enquanto que no feriado de segunda-feira alguns dos participantes, que permaneceram no concelho, aproveitaram o dia sem chuva para explorar a Via Ferrata da Serra das Talhadas.

Assim aconteceu mais um Encontro de Escalada, confirmando que este desporto continua a mover e fazer crescer no número de praticantes, potenciando a modalidade e mobilizando-os para a visita e permanência no concelho.

- 06 nov, 2021