Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Novas ideias precisam-se! Voltar

O Interior do país enfrenta diversos problemas, entre os quais a desertificação. Uma questão que nos é cara a todos e preocupa, no entanto existem ferramentas que se deveriam colocar ao serviço desta problemática.

Os jovens são essenciais no futuro para alavancar as economias do Interior do país, para isso e para os conseguir manter nestas regiões será necessário criar condições, como emprego, mais serviços de saúde e educação com qualidade, tal como dar mais acesso à cultura e a outras áreas da sociedade.

Sempre defendemos que as regiões mais interiores necessitam de uma revitalização a todos os níveis, não estou com isto a dizer que se deve descartar o saber dos mais velhos, bem pelo contrário, esse deve ser vincado e aproveitado. Mas por outro lado necessitamos do empreendedorismo e das ideias dos jovens, e a nossa região que tem num pequeno raio de quilómetros três instituições de Ensino Superior deve ainda aproveitar mais o apport daqueles que podem contribuir para o desenvolvimento económico e social da região.

Para isso teriam de ser implementadas mais medidas, como um reforço nos serviços de saúde e educação, e nesta última área uma aposta nos cursos profissionais e tecnológicos, abrindo assim o leque de oportunidades de trabalho. Mas também deveriam ser reforçados os apoios à natalidade, mas com períodos contínuos e não apenas com subsídios de nascimento que nada adiantam para resolver o problema.

Para que consigamos sair deste paradigma temos que ser cada vez mais resilientes, mas também ter visão de futuro e pressionar as entidades nacionais, nomeadamente o Governo para que deixe que as medidas saiam do papel, só quando assim for é que teremos um Interior mais forte e desenvolvido e que cresça economicamente.

- 03 nov, 2021