Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

A importância das pequenas empresas Voltar

O desenvolvimento das empresas nas regiões do Interior do país é cada vez mais importante para a economia das mesmas. Uma comunidade com empresas fortes é meio caminho andado para que haja mais emprego e crescimento.

Mas muitas vezes o que falta às empresas para que se possam desenvolver ainda mais e incrementar um maior peso na sociedade em que se inserem?

Primeiro apoios para desenvolverem os seus projetos, e atrair mais jovens para os mesmos, aproveitar o conhecimento das escolas profissionais, das universidades e politécnicos, acreditar nas potencialidades e fazer com que as mesmas sejam um motor de desenvolvimento.

Depois deve haver comprometimento das equipas, das pessoas e daqueles que estão envolvidos nos projetos. Hoje em dia uma empresa desenvolve-se com o empenho de todos e isso é o cerne do desenvolvimento. Dizia um velho sábio que quem trabalha só para o ordenado não progride no futuro, e o mais importante de tudo é o empenho e o gostar do que se faz.

Alegramos ao ver que existem novos projetos a crescer na nossa região, situações onde o empreendedorismo vai crescendo. Acredito que o novo Plano de Recuperação e Resiliência também possa trazer algo de bom às empresas, não traga apenas obras públicas, mas sim injeção de dinheiro para a economia, com incidência nas micro, pequenas e médias empresas, pois são essas o motor e alavanca de uma economia próspera e de futuro.

Não é no grande capital que o dinheiro deve surgir, nem os apoios incidir, mas sim naqueles que geram emprego qualificado, nos que empregam os jovens, nos que desenvolvem tecnologia e fazem crescer a comunidade em que estão inseridos. Os apoios ao emprego e às empresas devem surgir cada vez, com majoração nas zonas do Interior do país.

Temos que acreditar no que é nosso, no que desenvolvemos e se assim for teremos mais crescimento e emprego.

- 20 out, 2021