Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Bruno Travassos na equipa técnica que levou Portugal a campeão do Mundo de Futsal Voltar

O docente da UBI é fisiologista na Seleção Nacional, numa equipa técnica que conta ainda com José Luís Mendes, que é mestre pela UBI.

A Seleção Nacional de Futsal, que conquistou ontem o título de Campeã do Mundo, contou com o contributo de Bruno Travassos, docente da Universidade da Beira Interior (UBI). O elemento do Departamento de Ciências do Desporto integra a equipa técnica do Selecionador Jorge Braz, na função de fisiologista.

Bruno Travassos, que é também diplomado pela UBI, colabora com as equipas técnicas da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) deste 2019, nas quais monitoriza e controla o treino e o rendimento em jogo dos atletas de futsal, masculinos e femininos, para fornecer aos treinadores informação decisiva para o desenho do treino em período de preparação e de competição, entre outras.

Dessa forma, tem contribuído com a sua vasta experiência científica, que põe em prática na UBI e nas restantes entidades com quais colabora, para a evolução do futsal nacional, modalidade agora coroada com o mais importante título mundial, após a vitória no jogo da final sobre a Argentina, por 2-1.

Bruno Travassos, Professor Auxiliar com Agregação, é o diretor do 2.ºCiclo/Mestrado em Ciências do Desporto e investigador do CIDESD - Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development.

Além do docente da UBI, a equipa técnica da seleção de futsal conta ainda com outro elemento ligado à UBI. José Luís Mendes, natural da Covilhã, e um dos dois treinadores assistentes de Jorge Braz, é Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela UBI, tendo estado também ligado à modalidade de futsal na Associação Académica da UBI.

Em 2014 apresentou a dissertação, intitulada «Etapas de formação para a especialização do jogador de futsal», que obteve a classificação de 19 valores, tendo sido orientado por Bruno Travassos.

A UBI felicita ambos os elementos da equipa técnica e a FPF pelo trabalho de excelência desenvolvido na modalidade de futsal, coroado com vitória no Campeonato do Mundo.

- 05 out, 2021