Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: x
Nº: 487

AAUBI entregou caderno reivindicativo aos candidatos à CMC Voltar

A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) reuniu-se com três (Jorge Fael, Pedro Farromba e Vítor Pereira) dos cinco candidatos à Câmara Municipal da Covilhã às eleições autárquicas de dia 26 de setembro.

Segundo a AAUBI, foram partilhadas as preocupações dos estudantes universitários da UBI, que originaram este caderno reivindicativo e foi entregue aos candidatos, num documento que pode contribuir significativamente para o aumento da atratividade da região e da cidade e dar mais condições aos estudantes da instituição. “Os jovens e estudantes têm um papel crucial neste progresso e querem fazer parte dele”, explicam.

O caderno reivindicativo divide-se em várias vertentes: alojamento, transportes, acessibilidade, cultura, desporto, juventude e sustentabilidade. Este documento apresenta não apenas as preocupações dos estudantes universitários em relação a estas temáticas, mas também propostas que podem resolver os problemas existentes e contribuir para melhorias efetivas em cada uma destas vertentes. As propostas vão desde o aumento do número de camas na cidade da Covilhã para estudantes (nomeadamente através da criação de nova residência), reforço da rede de transportes, aumentar as alternativas de acessibilidade em espaços públicos e privados da cidade, aposta na diversificação da oferta cultural e envolvimento dos jovens nesse processo, mais apoios municipais para estudantes-atletas, criar incentivos à fixação de recém-licenciados, apostar num gabinete de inserção profissional, aumentar a auscultação dos jovens de forma mais informal, aumentar a sustentabilidade dos recursos e ofertas municipais e investir na sensibilização relativamente a esta temática etc.

A AAUBI informa também que “os candidatos João Morgado e Carlos Curto também foram contactados, mas não recebemos resposta dos mesmos até ao envio desta nota de imprensa”.

- 21 set, 2021