Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: x
Nº: 487

João Morgado lança «Contos de Macau» em Santiago do Cacém Voltar

João Morgado lança o seu próximo livro, «Contos de Macau», dia 16 de outubro, em Santiago do Cacém. 

Trata-se da obra que venceu por unanimidade a 13.ª edição do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, instituído pela Câmara de Santiago do Cacém. De acordo com o júri, trata-se de “uma obra de grande lirismo. As narrativas dos vários contos deixam transparecer uma elevada qualidade estética e um excelente domínio da linguagem. A atmosfera da cultura oriental está muito bem representada, seduzindo a atenção do leitor”.

A obra reúne uma série de contos que têm por base a presença portuguesa em Macau e o contraste com a cultura oriental chinesa, revela João Morgado. “São pequenos textos que abordam temas fortes da ilha, como o jogo, a droga, o contrabando, mas também as corridas automóveis, a medicina chinesa, ou a sombra de Camões e Pessanha sobre o território”. Adianta o autor que o livro já foi lido por amigos de Macau que puderam “corrigir pormenores históricos e da cultura chinesa”.

“Estive em Macau em 2017, como autor convidado no Festival Literário de Macau, e tive também oportunidade de ir a Hong Kong. Foi uma viagem marcante e foi o contraste de culturas e civilizações o que me inspirou a escrever estes contos”, assume.

- 20 set, 2021