Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Microsoft distingue duas escolas do distrito de Castelo Branco Voltar

Duas escolas do distrito de Castelo Branco estão este ano no mapa do desenvolvimento educativo digital através da iniciativa MIEE da Microsoft. As professoras Carla Nunes e Cristina Domingues, dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Paiva e a Lã e a Neve respetivamente, receberam a distinção de Professoras Inovadoras em Educação, através da atribuição das menções de MIEE (Microsoft Innovative Education Expert), uma iniciativa da Microsoft a nível mundial.

As listas foram divulgadas no início de setembro e “reconhecem educadores, a nível global, que estão a usar a tecnologia para abrir caminho para os seus pares e para melhores aprendizagens e resultados dos seus alunos”.

A Microsoft tem vindo a apoiar uma comunidade de educadores que estão permanentemente a aprender, crescer e trabalhar em conjunto em prol de melhorar as vidas dos alunos e para criar um mundo melhor. O programa Microsoft Innovative Educator (MIE) Expert é um programa criado para reconhecer educadores visionários a nível global, motivando-os a envolverem os seus pares e a mudarem as suas escolas.

A divulgação destas distinções Microsoft surge na altura em que as escolas portuguesas identificam fragilidades e pontos fortes na área do digital. Neste momento estão a concluir e aprovar os Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), conforme orientações do Ministério da Educação, para mudarem a vertente digital dos ambientes de aprendizagem. Esta mudança acontece após avaliação da situação das escolas em termos da aprendizagem na era digital, levada a cabo no final do ano letivo passado, com recurso à ferramenta SELFIE, criada pela Comissão Europeia. O Ministério da Educação pôs em marcha ainda em 2020/2021, o Plano de Capacitação Digital de Docentes (PCDD), implementado pelos Centros Concelhios de Formação, com o objetivo de garantir o desenvolvimento das competências digitais necessárias ao ensino e aprendizagem neste novo contexto digital.

A região centro de Portugal aparece como a menos digital aos olhos da Microsoft, que atribui as menções de MIEE sobretudo nos grandes centros e na zona norte. As professoras Carla Nunes e Cristina Domingues pretendem que outros professores dos seus Agrupamentos possam receber igualmente a distinção MIEE e mesmo tornar futuramente as suas escolas em exemplos de boas práticas, que a Microsoft reconhece através da atribuição do galardão Microsoft Showcase Schools. Para estas professoras, o mais importante é que os alunos estejam no centro das aprendizagens e que possam usufruir de experiências inclusivas e inovadoras, que lhes proporcionem competências digitais adequadas ao futuro.

- 14 set, 2021