Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

«Retratos na Minha Terra»: fotografias de habitantes locais em exposição na Biblioteca Municipal de Vila de Rei Voltar

A Biblioteca Municipal José Cardoso Pires vai receber, de 15 de setembro a 30 de outubro, uma Exposição de Fotografia integrada no projeto «Retratos na Minha Terra – Geografias», desenvolvido pelo fotógrafo Augusto Brázio. A iniciativa faz parte da primeira edição do projeto ‘Caminhos das Pessoas’, uma iniciativa organizada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo com o apoio da Autarquia Vilarregense.

Durante a última semana do mês de julho, Augusto Brázio percorreu o Concelho enquanto desenvolvia uma galeria de retratos, num registo documental, com o objetivo de realizar uma reflexão sobre o indivíduo e o seu quotidiano, as ligações com os sítios em que habita, trabalha e se diverte.

Através de uma escolha eclética de indivíduos, o autor construiu uma galeria de retratos que levantam questões de pertença, identidade e território, e que estarão, a partir de dia 15, em exposição na Biblioteca Municipal.

O «Caminhos» é um programa cultural em rede que acontece em treze municípios do Médio Tejo: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

O projeto ‘Caminhos das Pessoas’ desenvolve-se no sentido de se constituir como uma marca de referência para a região, destacando-se a nível cultural, prestando um forte contributo na dinamização da economia local pela sua capacidade de acrescentar valor à cultura e património já existente e de, simultaneamente, contribuir para a captação de um segmento turístico em franca expansão, como é o caso do turismo cultural.

Concretiza-se através de um programa de seleção de locais e objetos artísticos e culturais, com vista à valorização e divulgação de bens culturais e patrimoniais, mais concretamente do património cultural e natural que apresenta um potencial de atratividade e projeção do território.

- 10 set, 2021