A lentidão dos serviços públicos
Voltar
Nas últimas semanas temos recebido queixas de muitos dos nossos Leitores sobre os atrasos e demoras no atendimento nos serviços públicos. Nomeadamente Serviços de Finanças, Segurança Social, e também nos CTT (embora seja um serviço mais privado).
Como Jornal regional temos sempre quer dar voz aos nossos Leitores e denunciar determinadas situações que perturbam a vida das comunidades.
Com as queixas recebidas, fizemos os nossos testes e ligámos diversas vezes para os serviços locais e a resposta foi sempre nula, aliás, além das dificuldades nas marcações, o telefone nem sequer é atendido.
O mesmo se passa nos CTT com filas intermináveis e falta de funcionários. O atendimento é lento e muitas pessoas desistem face ao tempo de espera. Impensável num país desenvolvido!
São satos que têm necessariamente de ser corrigidos, até porque o dinheiro dos nossos impostos vai para pagar também os serviços do Estado e é inconcebível que num Estado de Direito um cidadão esteja semanas e meses para resolver um assunto, por exemplo, na Segurança Social.
Neste momento isto está acontecer com o conhecimento dos Ministérios que tutelam estas áreas e nada é feito. Quando questionados a desculpa é sempre a da falta de funcionários que nunca é colmatada e que persiste sempre no tempo.
São este género de denúncias que não podem deixar de ser feitas e que devem estar na ordem do dia dos meios de comunicação social, sejam eles nacionais ou regionais.
Para além dos sites de determinadas repartições estarem quase sempre sem os seus serviços ativos, não permitindo que os cidadãos também resolvam por lá os seus problemas.
Algo vai mal numa Democracia que tem mais «palavras» que outra coisa e em que as comunidades estão sempre a ver bloqueios nas repartições que lhes deviam resolver os problemas.
Esperemos que algo mude, porque senão, pelo menos continuaremos a falar e a denunciar estas situações.