Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

“Dou rosto a um projeto autárquico distintivo e com provas dadas” Voltar

Isaura Reis é a candidata da CDU à União de Freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo e falou ao Jornal Fórum Covilhã sobre as suas motivações, propostas e como avalia estes últimos anos

Quais as motivações que a levaram a apresentar a sua candidatura?

Por proximidade, pois, o Fundão é o chão a que pertenço e desde há 65 anos que cada uma das suas graças e desgraças são pedaços da minha vida. Mas também porque julgo ter todas as condições, objetivas e subjetivas, para fazer mais e melhor pela vida de todos os fundanenses. Dou rosto a um projeto autárquico distintivo e com provas dadas, tenho experiência, sei ouvir e tenho ambição e confiança no futuro. Sem falsas modéstias, a forma como sempre exerci os cargos para que fui eleita permitem-me assumir de cara levantada esta candidatura que garanto honrar com clareza, verdade, ética, transparência e proximidade.

 

Como avalia a evolução da união de freguesias nestes últimos quatro anos?

A maioria que governa a união das cinco freguesias do Grande Fundão vai gerindo, fechada sobre si mesmo e com pouco brilho, a nossa urbe. As rotinas estão instaladas, o desgaste é notório e os fregueses estão descrentes. Este foi um mandato que começou mal e se arrastou penosamente com disputas pessoais e partidárias mais focadas nos lugares do que no assumir de responsabilidades e na prestação de contas. Claro que alguma obra foi feita - todas as juntas fazem. Porém, por aqui, está-se a “muitas milhas da modernidade” e do que é socialmente relevante. Faltou respeito e o normal funcionamento dos órgãos, com grave prejuízo para vida democrática. Não tenho memória de um mandato tão negativo.

 

Quais as propostas que apresenta para a União de Freguesias?

O programa eleitoral da CDU Fundão está em construção e o seu conteúdo resultará de muitos contributos, pois só assim se pode apurar a vontade coletiva de uma comunidade. Evidentemente que as freguesias têm de oferecer e prestar serviços modernos e céleres com recurso às tecnologias de informação. O normal deverá ser a dispensa da presença física para se requere uma certidão e fazer um pagamento. Isso é urgente implementar. Mas, haverá muito mais a fazer no quadro dos princípios e áreas de intervenção em que a CDU expressa a sua diferença. Do PDM, à Estratégia Local de Habitação, passando pela reivindicação de mais competências. Da proposta de um orçamento participativo anual, à criação de contratos de bairro e projetos culturais com parceiros associativos e educativos. Sem esquecer que a cidade e as freguesias que somos têm uma história e memória a salvaguardar e divulgar e que a Gardunha e a Cova da Beira são matriciais da geografia dos nossos lugares.

- 07 jul, 2021
- Fernando Gil Teixeira