Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

EDITORIAL: Potenciar o que é nosso Voltar

O turismo regional sofreu um forte impacto com a pandemia. As quebras nas reservas turísticas caíram drasticamente, no entanto há que ter esperança e tentar que o mesmo se consiga alavancar.

Este ano era bom que fizéssemos férias «cá dentro», conhecendo lugares e histórias, ajudando a economia local, e aproveitar para conhecer recantos que estão tão perto de nós e que nem sequer damos conta deles.

Mais que promover o território fora de portas, também temos de o fazer internamente, e neste campo devemos «reclamar» do estado mais apoios para o setor do turismo no interior do país.

Vemos quase diariamente nos órgãos de comunicação nacionais os secretários de Estado e os ministros da Nação falar dos apoios para o turismo, quando vier a tão badalada «bazuca», no entanto apenas ouvimos dizer que esses mesmos apoios recairão para Lisboa, Algarve e Ilhas, nunca se falando noutras regiões, onde o turismo também tem um peso elevado na sua economia.

E também aqui o país teria de ser olhado como um todo e não a «régua e esquadro» como é feito também nos outros setores, onde a discriminação das regiões é feita.

Por isso se nós por cá também podermos ajudar o turismo da nossa região também o devemos fazer. Em primeiro lugar ficando mais protegidos da pandemia que ainda está para ficar, e depois para que o dinheiro fique no território ajudando os agentes locais.

Com tudo isto sabemos as nossas potencialidades e devemos também tirar partido delas, porque Portugal não é apenas Lisboa e o Algarve…

- 29 jun, 2021
- Vítor Aleixo