Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: X
Nº: 472

Oleiros ganha segunda Equipa de Intervenção Permanente Voltar

No passado dia 30 de abril, em Vendas Novas, aconteceu uma cerimónia simbólica de assinatura dos protocolos para constituição de 60 novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) a nível nacional, onde foi atribuída ao município de Oleiros uma segunda equipa de profissionais que vão reforçar a corporação de Bombeiros Voluntários.

Na sessão marcaram presença o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e brigadeiro-general, Duarte Costa e um elemento representante de cada protocolo por região.

Os protocolos elaborados entre ANEPC, Câmaras Municipais e associações humanitárias de bombeiros, por meio da ajuda ao funcionamento, equipamento e aproveitamento das capacidades operacionais e de comando dos bombeiros, pretendem melhorar a capacidade da Proteção Civil e as condições de prevenção e socorro em acidentes e catástrofes.

"Aproveito para agradecer, em nome de todos os oleirenses, o empenho de todas as entidades a quem recorremos para que a constituição desta segunda equipa fosse uma realidade. Esta é essencial para garantir uma resposta eficaz às populações e reforçar a segurança dos habitantes, mas também de quem se encontre no território", sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge.

Com a nova equipa são formados dez postos de trabalho, com os salários a serem suportados em 50% pela autarquia e a restante percentagem pela ANPC. 

Segundo o município, “as EIP são equipas de cinco bombeiros profissionais que têm o objetivo de cumprir missões no âmbito da Proteção Civil, sendo os operacionais que as integram caracterizados pela elevada especialização, com conhecimentos em valências diferenciadas para atuarem em diferentes cenários de socorro e emergência”.

- 09 mai, 2021