Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

I Edição do Concurso Literário Jornal Fórum Covilhã Voltar

O Jornal Fórum Covilhã vai promover a I Edição do Prémio Literário Jornal Fórum Covilhã, uma iniciativa que visa marcar os dez anos do nosso Semanário. Informar e promover a literatura são desígnios da imprensa e que não podemos esquecer nesta data.

 

REGULAMENTO: 

Artigo 1.º

Tema

  1. O Jornal Fórum Covilhã institui o «Concurso Literário Jornal Fórum Covilhã», como forma de assinalar o décimo aniversário deste Semanário e ainda para dinamizar e promover a cultura da nossa região.

 

Artigo 2.º

Trabalhos

  1. Os trabalhos, em prosa ou poesia, deverão ser inéditos e nunca publicados de nenhuma outra forma.
  2. Normas de apresentação:
  3. a) Prosa: em língua portuguesa, do género literário «Conto», letra arial, corpo 12, espaçamento entre linhas a 1,5, folhas A4, com o máximo de 16 páginas e mínimo de 10 páginas, processadas a computador;
  4. b) Poesia: em língua portuguesa, podem ser vários poemas ou apenas um, letra Arial, corpo 12, espaçamento entre linhas a 1,5, folhas A4, com o máximo de 16 páginas e mínimo de 10 páginas, processadas a computador;
  5. c) Apenas pode ser apresentada uma candidatura em cada categoria por candidato;
  6. d) Os ficheiros devem ser submetidos em formato PDF.

 

Artigo 3.º

Concorrentes

  1. O Concurso Literário Jornal Fórum Covilhã é aberto a todos aqueles que queiram participar.
  2. Os elementos do júri não podem concorrer.
  3. As candidaturas podem ser individuais ou em conjunto.

 

Artigo 4.º

Inscrição e identificação

  1. A inscrição é gratuita, devendo os trabalhos ser apresentados sob um pseudónimo e nunca o verdadeiro nome do autor.

 

Artigo 6.º

Júri

  1. A apreciação e classificação dos trabalhos concorrentes serão efetuadas por um júri de três personalidades idóneas designadas pela direção do Semanário.
  2. Não haverá recurso das decisões do júri.
  3. Os casos omissos não contemplados neste regulamento serão solucionados pelo júri.

 

Artigo 7.º

Forma de envio e prazos

  1. Os trabalhos devem ser enviados em formato digital, em PDF, para o email: forumcovilha@gmail.com, até ao dia 10 de junho de 2021. Juntamente com os trabalhos enviados, os concorrentes deverão enviar outro ficheiro, em folha A4, este em formato Word ou PDF, com os seguintes dados: nome, morada, contacto telefónico, número de identificação fiscal e o respetivo pseudónimo.
  2. Os emails devem ter no assunto a designação «1ª Edição Concurso Literário Jornal Fórum Covilhã».
  3. Após serem enviados os trabalhos através do referido e-mail, os concorrentes receberão uma resposta no prazo máximo de 5 dias, a confirmar a receção dos mesmos.

 

Artigo 8.º

Prémio

  1. O prémio a atribuir ao primeiro classificado de cada categoria (Prosa e Poesia) consiste na publicação de um livro com ambos os textos vencedores em conjunto, numa edição de 100 exemplares, sendo oferecidos a cada participante ou conjunto de participantes, um total de 10 livros, cabendo ao Jornal Fórum Covilhã a distribuição dos restantes.
  2. Poderão ainda ser atribuídas menções honrosas caso se justifique, pela sua qualidade, podendo vir também a constar na obra acima mencionada.
  3. O júri poderá não atribuir qualquer um dos prémios, caso os trabalhos apresentados não correspondam aos objetivos dentro dos quais o Concurso foi instituído.
  4. O Jornal Fórum Covilhã reserva-se portanto no direito de publicar os trabalhos concorrentes.

5. Os trabalhos premiados serão publicitados no site oficial do Jornal Fórum Covilhã (www.forumcovilha.pt).

- 02 abr, 2021