Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

EDITORIAL: Foi apenas o primeiro passo… Voltar

«O Interior tem potencialidades naturais e turísticas, tal como de quadros superiores que têm de ser aproveitados, e que em nada ficam atrás de outras cidades chamadas de «grandes».

Entrou no passado dia 1 de julho em vigor um desconto de 50% nas portagens. Uma portaria que vem tarde e que sempre defendemos, aliás, em outros editoriais defendemos que o Interior do país merecia ter isenção nestas taxas, até porque a discriminação de que foi alvo assim o justifica.

Este foi o primeiro passo para que outras mudanças se verifiquem. Um cidadão desta região não pode ser subalternizado em relação ao litoral. Nem na saúde, nem na educação, transportes, portagens etc… Teremos sempre que ter uma voz ativa na reivindicação dos interesses das nossas terras. E esta não é uma questão de ser de esquerda, nem de direita, é uma questão de justiça e equidade social.

O Interior tem potencialidades naturais e turísticas, tal como de quadros superiores que têm de ser aproveitados, e que em nada ficam atrás de outras cidades chamadas de «grandes». As potencialidades estão cá, os recursos também, falta apenas a vontade política de quem está sentado em Lisboa e nunca viajou até este território e toma decisões sem o conhecer.

Estamos em altura de eleições autárquicas e a mesma pode ser aproveitada para que os candidatos às autarquias da região apresentem as suas propostas de reivindicações a serem feitas ao Poder Central para que algo mude, um plano de revitalização do Interior para que haja um comprometimento entre todos, se assim for todos ficaremos a ganhar.

Este sinal do preço das portagens e a sua redução não pode adormecer as reivindicações a fazer, nem baixar os braços para este e outros assuntos que ainda merecem debate e medidas de discriminação positivas. Deve servir para continuarmos numa luta incessante de medidas que ajudem as nossas comunidades, sempre com o objetivo de as desenvolver e criar mais riqueza e emprego para os jovens, combatendo a desertificação e galvanizando os territórios.

 

- 06 jul, 2021
- Vítor Aleixo