Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Comércios da Beira: Sol&Dó, um dos mais famosos rostos da Avenida no Fundão Voltar

A rua mais movimentada e com mais rotinas de dia-a-dia no Fundão, continua a ser o seu ponto central localizado na Avenida da Liberdade. Comércios, serviços municipais, cafés, restaurantes, táxis… Muita da alma do Fundão se concentra naqueles metros quadrados que vão da estação de comboios até à Câmara Municipal do Fundão. E obviamente, em todo este reboliço e movimento, existem diversos rostos que se destacam, espaços que perduram no tempo e se tornam quase imortais.

E o café Sol&Dó é um desses espaços. Existe desde que me lembro e é uma constante passar na Avenida da Liberdade e ver a sua esplanada constantemente cheia e a representar essa tal alma fundanense de outros tempos em que os ajuntamentos eram altamente desejados e nunca evitados. Com um espaço interior convidativo, conhecido pelos bons peticos, nomeadamente os caracóis que tanto vendem nos verões quentes, é ainda um dos sítios onde mais pessoas se juntam para ver jogos de futebol, seja de equipas ou da seleção nacional. É por isso conhecido por ser um espaço de memórias, de celebração de amizades e de criação e manutenção de vínculos. Um espaço de afetos… Cá fora a esplanada é extremamente convidativo nos dias de maior calor. Localizada então neste sítio movimentado e com constantes novidades e interações, é um dos melhores sítios para sentir o pulso à cidade e para a conhecer na sua plenitude. Outro ponto a destacar e que cria clientes fiéis e que voltam regularmente, tanto os que de cá são como os que cá vêm, é a simpatia e o bem saber receber. Característica típica do povo beirão e dos seus estabelecimentos, o Sol&Dó personifica bem essa simpatia no seu pessoal e torna o espaço ainda mais acolhedor e recetivo do que já é por si mesmo.

Existem vários sítios que empregam em si mesmos este espírito fundanense tão único e especial. Já falámos nesta rubrica de vários desses locais, que já são míticos e históricos para a cidade, pela sua existência autêntica e não pela sua longevidade apenas. O Sol&Dó é mais um deles. E merece a sua visita.

- 22 jun, 2021
- Fernando Gil Teixeira