Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Dez Anos, Dez Factos: O papel de um jornal regional no Interior Voltar

O Interior do país tem alguns problemas estruturais, é um ponto comum

em que todos estamos de acordo. São questões económicas, de empregabilidade, mas também de estratégia por parte do Poder Central, que levou à desertificação destes territórios. Mas outra problemática que se vem colocando ao longo do tempo é a falta de poder crítico para que possamos reivindicar algumas situações.

Os meios de comunicação social regionais podem ajudar neste âmbito, foi nessa génese que nasceu o Jornal Fórum Covilhã e ao longo da comemoração dos dez anos de história, relembraremos algumas situações que mexeram com a vida das nossas comunidades e o peso que a comunicação social regional teve na resolução de problemas.

Por exemplo: na luta contra a isenção de pagamentos nas ex-sccut´s, onde houve uma grande mobilização por parte da imprensa local; a regionalização; ou até a requalificação da linha da Beira que liga a Covilhã à Guarda;

Tudo isto foram batalhas que contaram com os jornais locais, e onde o Jornal Fórum Covilhã também esteve sempre presente.

Na comemoração do décimo aniversário queremos assinalar esta marca: a

de lutar pelos interesses das comunidades e de uma região que merece ser

olhada de outra forma pelo poder político. O ADN de um jornal tem que ser sempre na base da defesa dos interesses da sua região, cumprindo o seu Código Deontológico e tentando mostrar

que por vezes as coisas se podem fazer de uma forma diferente.

A ideia para este ano de comemorações será desenvolver algumas novas rubricas que se insiram neste tema, da divulgação dos interesses da nossa região, onde serão colocados à consideração dos Leitores alguns problemas e situações, para que se abra o debate e consigamos ter mais ideias para as nossas comunidades.

- 22 jun, 2021
- Vitor Aleixo