Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Bombeiros contam com novas viaturas “António Rolheiro” e “Diogo Dias” em Proença-a-Nova Voltar

Devido ao infortúnio ocorrido em 2020, em que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova (AHBVPN) perdeu em serviço o bombeiro Diogo Dias e duas viaturas nos grandes incêndios de julho e setembro em Proença-a-Nova, nasceu uma onda de solidariedade que envolveu a autarquia, juntas de freguesia, associações e tecido empresarial do concelho, a juntar os proencenses anónimos de Proença-a-Nova, do resto do país e países como o Canadá, Brasil, Suíça e França.

Com os mais de 155 mil euros angariados, foi possível adquirir uma de duas novas viaturas que estão ao dispor da corporação de Proença-a-Nova. “Carros há muitos, pessoas ninguém ocupa o lugar delas: há sempre um vazio e é esse vazio que nos dói”, referiu o padre Virgílio Martins durante a bênção das viaturas que recebem o nome de Diogo Dias, de 21 anos, e de António Fernandes Miguel, mais conhecido como António “Rolheiro”, 2º Comandante do Quadro de Honra do Corpo de Bombeiros que faleceu em janeiro deste ano com 94 anos.

Virgílio Martins sintetizou na expressão agridoce o misto de emoções sentidas: “o doce do António Rolheiro é uma esperança para vós, mas tenho o amargo do Diogo que é uma tristeza por um lado, mas também é a esperança. Se este representa a continuidade, aquele representa o empenho, se este representa o carinho e a ternura do pai que viveu, e viveu muitos anos, aquele representa o impulso da juventude que vós tendes”.

Tiago Marques, comandante do corpo de bombeiros, agradeceu todos os donativos recebidos num dia em que se lembraram “aqueles que tanto deram a esta casa e que já não se encontram entre nós. Precisamos cicatrizar feridas que ainda não sararam, é um facto, mas temos de continuar a nossa missão e para mim penso que é a melhor homenagem que podemos fazer: continuar. Continuar o legado que nos foi deixado, continuar a proteger as nossas gentes e os seus bens. O meu desejo é que estas viaturas nos tragam uma mensagem de esperança, de força, de superação. Que o Diogo e o António nos acompanhem sempre em todas as nossas missões”.

Também Ricardo Araújo, presidente da direção da AHBVPN, salientou a disponibilidade dos bombeiros que chega ao ponto de dar a vida pelos outros. “Queremos continuar com a memória viva, não esquecendo os nossos, aqueles que dão a vida, que dão o suor, o sangue e as lágrimas naquilo que fazem”.

- 22 jun, 2021
- Helena Esteves