Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

“O Futuro da Comunicação” será o tema central do oitavo aniversário da «Cápsula do Tempo – Guarda 2050» Voltar

O evento será apresentado por Rita Figueiras, professora docente da Universidade Católica, e contará com a presença de António José Teixeira, diretor de informação da RTP.

É de relembrar que, segundo a plataforma online do Clube Escape Livre, «a Cápsula do Tempo Guarda 2050» é um projeto que assinalou os 40 anos do Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal”. A cápsula, de aproximadamente um metro cúbico, é revestida por uma “chapa de alumínio marítimo de 4 mm e com durabilidade prevista superior a 40 anos”. O objeto foi enterrado “no subsolo, junto à Torre de Menagem da Guarda, onde estão depositadas as ideias do presente e as perspetivas de futuro de 40 personalidades convidadas, bem como de alguns testemunhos de grupo, e ainda fotografias e objetos dos participantes. A estrutura será aberta a 1 de julho de 2050 e todo o seu interior conhecido.”

Com início em 2013, o oitavo aniversário da «Cápsula do Tempo – Guarda 2050» será aberto ao público, respeitando as regras de segurança sanitária impostas pela Direção-Geral de Saúde.

As entidades responsáveis pelo evento são o Clube Escape Livre, impulsionador da ideia da cápsula, o Instituto Politécnico da Guarda, responsável por toda a conceção técnica e de design da cápsula e preparação dos diversos recetáculos e outro material, e a Rádio Altitude, onde ainda hoje o Programa Escape Livre é emitido. A Câmara Municipal da Guarda, responsável pelo apoio logístico no encerramento da Cápsula e manutenção da Encosta do Tempo, e os Transportes Bernardo Marques, atual patrocinador do Prémio Solidário, são os parceiros da iniciativa.

- 22 jun, 2021
- Ângelo Oliveira