Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Covilhanense foi grande vencedor do Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior Voltar

A 4ª edição do Concurso Internacional de Percussão da Beira Interior (CIPBI) já terminou e contou com 48 candidatos oriundos de Portugal, Suíça, Espanha, Holanda, Itália e França. À final chegaram 16 desses candidatos nas quatro categorias do concurso.

O vencedor, na categoria D para os candidatos do 19 aos 30 anos, foi Francisco Cipriano, natural da Covilhã.

Francisco iniciou os seus estudos no projeto «Zéthoven» na ACBI, passando pela EPABI e Escola da Metropolitana, encontrando-se atualmente a realizar o mestrado em Berna, na Suíça, na Hochschule Berkünst. O músico recebeu uma marimba no valor de oito mil euros e tornou-se o primeiro candidato natural da Covilhã a conquistar este prémio.

Os terceiros prémios foram atribuídos a Francisco Fernandes e Gonçalo Martins, não sendo atribuído nenhum segundo prémio.

Na categoria dos 16 aos 18 anos, na atual edição foi vencedor Óscar do Fundo a Academia de Artes de Chaves, com o segundo e terceiro prémio atribuídos a Tomás Luiz e Lourenço Oliveira, respetivamente. Na Categoria B, dos 13 aos 15 anos de idade, o primeiro prémio foi para João Fialho oriundo do Conservatório Nacional em Lisboa, sendo o segundo prémio atribuído a Asafe Ferreira e o terceiro prémio a Simão Pimenta.

A Clara Coelho Costa e Gustavo Silvestre foram-lhe atribuídas menções honrosas.

A próxima edição terá lugar em 2023 e terá acoplado um Festival de Percussão com concertos diários.

O CIPBI é uma iniciativa da Associação Cultural da Beira Interior em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã e com o apoio da Universidade da Beira Interior, Icovi e Águas da Covilhã, que já trouxe a esta cidade 196 percussionistas no total das quatro edições.

 

 

- 16 jun, 2021
- Helena Esteves