Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Oito ex-alunos da UBI arguidos por praxe académica violenta na Covilhã Voltar

Soube-se ontem que o Ministério Público decidiu deduzir acusação contra oito arguidos em processo de praxe académica violenta, ocorrida na Covilhã no ano de 2018, onde dois alunos foram vítimas destes alegados abusos. 

A Procuradoria-Geral Regional de Coimbra já confirmou essa decisão, referindo que estes ex-alunos da UBI foram acusados de dois crimes de sequestro agravado, dois crimes de ofensa à integridade física qualificada e dois crimes de coação agravada. A acusação afirma que os dois caloiros foram convidados para sair à noite e acabaram por ser levados em carros separados para a Serra da Estrela, onde lhes retiraram os telemóveis e avisaram que se tentassem fugir seriam atirados do penhasco. Chegou-se aliás, segundo a acusação, a exemplificar e comparar a situação com o caso do Meco, que terminou da forma trágica que se sabe. Os arguidos obrigaram depois os jovens a baixar a roupa interior e a expor as suas zonas genitais, tendo depois agredido os mesmos com uma pá metálica.

De referir que estes casos foram tornados públicos e de que a própria UBI tinha na altura apresentado queixa ao Ministério Público, depois de ter conhecimento de tal e de ter recebido participação do ocorrido.

- 03 jun, 2021
- Fernando Gil Teixeira