Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova vence sessão distrital do Concurso EUROSCOLA Voltar

O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova ficou em primeiro lugar na fase distrital do concurso EUROESCOLA 2021, que este ano tem o tema «Cidadania e participação jovem, qual o papel das novas tecnologias».

Quatro das dezassete escolas que se inscreveram no programa Parlamento dos Jovens do distrito de Castelo Branco, concorreram ao EUROSCOLA: Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, Escola Secundária 3/ Quinta das Palmeiras, Covilhã e Agrupamento de Escolas José Silvestre, Idanha-a-Nova.

O júri foi constituído por Joaquim Moreira, professor de História, ex-diretor distrital do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ) e do Instituto Português da Juventudde (IPJ) de Castelo Branco; Christelle Domingos, diretora executiva da Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento e Jaime Pires, técnico de desenvolvimento local na Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul (ADRACES), tendo ainda exercido funções, entre 2014 e 2018, avaliado os trabalhos escritos e apresentados em vídeo no Centro Europe Direct da Beira Interior. A vitória foi atribuída ao Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, representado pela aluna Maria João dos Santos Ventura e pelo aluno Rodrigo Pires Tomaz.

O trabalho vencedor será agora avaliado por um júri nacional que vai decidir quais das escolas vencedoras em cada sessão distrital do continente, Açores e Madeira, participarão numa visita para conhecer de perto o Parlamento Europeu. Nas atuais circunstâncias, a visita será adaptada a uma "visita virtual" com participação em seminários organizados por Bruxelas para este efeito.

Este Concurso é organizado a nível nacional pelo IPDJ, Infraestruturas de Portugal e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República e das Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira. Neste concurso podem concorrer todas as Escolas do Ensino Secundário que participam no Programa Parlamento dos Jovens.

- 11 mai, 2021
- Helena Esteves