Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Feira do Queijo Serra da Estrela online foi “um sucesso” Voltar

A aposta no formato digital da Feira do Queijo Serra da Estrela em Seia, segundo o município, revelou-se “um êxito, tanto pelos valores quantificáveis, de que é exemplo o número de encomendas (3750), como pela promoção e visibilidade que conferiu aos produtores e ao território”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Filipe Camelo. 

O certame, que este ano ganhou vida no Marketplace Dott, teve início, como habitualmente, no sábado de Carnaval, excedendo as expectativas de vendas logo na primeira quinzena, frisou o edil, o que levou a autarquia a prolongar o certame até à Páscoa. No balanço dos dois meses da feira, além do número de encomendas, Filipe Camelo realçou a “quantidade de produtos vendidos, perto de 5800, o que não deixa de ser significativo face ao número de produtores que participaram no evento: 20 produtores de produtos endógenos do território, 12 de queijo, três de enchidos, dois de vinho e bebidas espirituosas, um de pão e bolos e dois de mel” enfatizou.

O produto rei efetivamente foi o queijo, com mais de 3500 quilos vendidos, seguido do enchido, com perto de 2000 produtos vendidos, da Broa e do Bolo Negro, mas também do mel.

A proveniência dos compradores, revelou-se “interessante”, já que os produtos senenses foram vendidos nas cidades de Lisboa e Porto, embora a procura tenha sido generalizada de norte a sul do país, inclusive ilhas.

A mobilização de recursos para o digital criou, portanto, as condições para que os produtores pudessem escoar os seus produtos, facto também impulsionado porque a autarquia senense assegurou todas as despesas inerentes à operacionalização do evento, desde a comercialização na plataforma, ao acondicionamento dos produtos, e aos portes de envio. Segundo a autarquia, “esta foi também uma forma de capacitar os produtores para o mercado digital, em crescente expansão nos dias de hoje”.

- 11 mai, 2021
- Helena Esteves