Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

APAT e IPG organizam conferência sobre «Portos secos & Terminais Rodoviários» Voltar

 A Associação de Transitários (APAT), em parceria com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) organizou a conferência «Portos secos & Terminais Rodoviários», onde foi abordado a formações de quadros especializados para as empresas, como prioridade para a instituição.

A conferência, que se realizou no dia 4 de maio, contou com a participação da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa; da secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes; do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Salgado; do presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro e do presidente da APAT, Paulo Paiva.
“No IPG estamos a fazer tudo, quer ao nível da oferta formativa, quer ao nível da investigação científica, quer ao nível das parcerias com os agentes económicos locais, para dotar este território das competências de que ele precisa para aproveitar os desafios e as oportunidades que são abertas pela transformação da Guarda numa plataforma logística central em Portugal e na Península Ibérica”, afirmou Joaquim Brigas.
Antecipando as necessidades de formação de quadros para trabalharem no primeiro Porto Seco em Portugal, que será instalado na cidade da Guarda, o IPG assinou um protocolo com a APAT que prevê o desenvolvimento de projetos de investigação e o lançamento de uma pós-graduação em Logística. Para além desta formação, o IPG irá abrir um novo Curso Técnico Superior Profissional (CeTSP) em Logística, o qual terá início no próximo ano letivo 2021-2022.
“O IPG pode dar, a toda a atividade empresarial que se vier a instalar na Guarda, um suporte, uma dedicação, uma atenção, uma qualidade e uma vocação que os investidores e os empresários não conseguirão encontrar noutras instituições de ensino superior”, afirmou Joaquim Brigas.

“O IPG merece o nosso reconhecimento porque será um provedor essencial em logística para os operadores económicos. As empresas têm apostado cada vez mais na formação”, afirmou Paulo Paiva, presidente da APAT. “Precisamos de ter condições para apresentarmos boas soluções logísticas aos importadores e exportadores: uma condição essencial para sobreviverem no mercado global”, refere.
Na mesma sessão, a secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes, felicitou o Politécnico da Guarda e a APAT pela iniciativa de debater o potencial estratégico da instalação do primeiro Porto Seco do país na Guarda. “Não posso deixar de realçar o posicionamento do Politécnico da Guarda que, enquanto instituição de ensino superior de referência, demonstra estar a altura e ao serviço dos desafios que se colocam para o progresso da região”.
No discurso de encerramento, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, sublinhou a “união política” que existe na região em torno da "existência e da criação do Porto Seco" na Guarda e disse que a vontade política "existe no território e existe no Governo". Também valorizou o protocolo assinado entre o IPG e a APAT, que permitirá criar um novo curso em Logística, desejando que "possa ser a semente de um projeto mais ambicioso", por considerar que em Portugal não há "formação desta natureza" nem "investigação nesta área".

- 11 mai, 2021
- Helena Esteves