Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Praias fluviais da região voltam a ter destaque com o galardão Bandeira Azul Voltar

A região da Beira Interior foi galardoada em seis praias fluviais, com o símbolo de qualidade Bandeira Azul. Este galardão é atribuído anualmente às praias e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto.

A Guarda hasteou a Bandeira Azul em duas praias fluviais do concelho. O símbolo de qualidade foi novamente atribuído à Praia Fluvial de Aldeia Viçosa, após o ter perdido em 2015, e mantido pela Praia de Valhelhas pelo 13º ano consecutivo. No distrito da Guarda, mantêm também o galardão, as praias Lapa dos Dinheiros e Loriga, do concelho de Seia.

No distrito de Castelo Branco foram apenas duas as praias a receber esta distinção. A Praia Fluvial do Bostelim em Vila de Rei foi galardoada pelo sexo ano consecutivo. Já a Praia Fluvial de Açude Pinto, em Oleiros, foi distinguida pela primeira vez.

Estes resultados surgem após a atípica época balnear de 2020 que, considerando todas as contingências impostas devido à pandemia de Covid-19, demonstrou a elevada capacidade das praias do interior em se adaptarem e fornecerem serviços. Segundo a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), Portugal continua a ser o segundo país com mais praias fluviais galardoadas com Bandeira Azul, apesar de todas as dificuldades que a pandemia acarreta, em particular para as entidades que gerem as zonas balneares.

Em 2021, «Ir à praia em Segurança» continua a ser significar mais do que ter cuidado com o mar, rio ou sol, mantém-se a necessidade de cumprir todas as normas associadas ao combate à Covid-19, definidas pela Direção Geral de Saúde.

A Bandeira Azul torna-se, assim, um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

 

«Recuperação de Ecossistemas» foi o tema escolhido para o Programa Bandeira Azul 2021

Devido à degradação dos ecossistemas, o tema revelou-se incontornável dado que tem um impacto direto no bem-estar de cerca de 3,3 milhões de pessoas, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas, que declarou 2021-2030 como a Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas.

A restauração dos ecossistemas está também relacionada com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, principalmente os que se prendem com as alterações climáticas, a erradicação da pobreza, a segurança alimentar e a conservação da água e biodiversidade.

Em 2021, os promotores do Programa Bandeira Azul de Praias, Marinas e Embarcações de Ecoturismo são desafiados a olhar para os ecossistemas, identificar aqueles que podem recuperar e desenvolver atividades nesse sentido. Por outro lado, também são incentivados a juntar-se e apoiar os que já estão em curso, uma vez que qualquer trabalho beneficia se conseguir o maior número de parceiros possível.

O Centro Portugal detém 27 das 42 praias interiores e ganhou mais uma Bandeira Azul em relação a 2020, reflexo de que as águas balneares da região do interior são uma referência ao nível da qualidade e segurança.

- 11 mai, 2021
- Helena Esteves