Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Apotecário: Farmácia na Comunidade Voltar

A farmácia está desde sempre em constante desenvolvimento, adaptando-se de forma a suprimir as necessidades da comunidade que serve e a melhorar a qualidade de vida dos seus utentes.

A proximidade às populações e a existência de profissionais especializados e competentes faz com que a farmácia seja, hoje, um local privilegiado para promover a saúde pública de forma equitativa a todos os cidadãos e que seja muitas vezes a porta de entrada para o sistema de saúde. Somos frequentemente a primeira escolha para resolver um problema de saúde não urgente e onde pode encontrar um rosto amigo disposto a escutá-lo. 

Desengane-se quem considera que a farmácia se resume unicamente ao local de dispensa de medicamentos. Ao abordarmos a saúde de uma forma multifatorial, a farmácia começou a desenvolver-se enquanto lugar que promove o bem-estar geral, e passou a incluir serviços que acrescem valor ao aconselhamento farmacológico, como é o caso dos serviços de nutrição, podologia, enfermagem e até dermofarmácia.

Por outro lado, a prevenção tem ganho cada vez mais destaque na nossa ação. Investimos na promoção de um estilo de vida mais saudável e na sensibilização para fatores de risco, através, por exemplo, da realização de rastreios, dentro e fora da farmácia. 

Neste último ano a pandemia obrigou-nos a reinventar-nos. O nosso papel na educação da população tem-se mostrado fundamental no combate à transmissão do vírus  através do reforço de informação sobre a correta higienização das mãos e superfícies, o uso correto da mascara e o combate à desinformação.

Com os hospitais e os centros de saúde sobrecarregados, tornámo-nos mais presentes na gestão de doenças crónicas e criámos condições para manter todos os serviços ativos. Desenvolvemos novos mecanismos para a entrega de serviços de saúde e medicamentos, visando proteger os utentes. Se por um lado reforçámos as entregas ao domicílio e tornámo-nos um elo de ligação ao hospital (permitindo o levantamento de medicamentos hospitalares nas farmácias comunitárias), por outro lado garantimos a continuidade da presença de rastreios, promovendo o encaminhamento para o médico sempre que necessário. Nas Farmácias Holon, em parceria com outras entidades locais, honramos a nossa missão que tem um papel fundamental na promoção de saúde e bem-estar na comunidade que nos rodeia.

Estamos sempre com a porta aberta e um sorriso nos lábios para o receber!

- 05 mai, 2021
- Carmo Santos, Farmacêutica