Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

«CIMfonia» traz concertos em lugares “inusitados” Voltar

O projeto «CIMfonia» chega neste mês de maio à Beira Interior, numa iniciativa da Guarda2027, no âmbito do Festival Cultura das Beiras.

Segundo avança a Guarda2021, o projeto tem início no dia 9 de maio, Dia da Europa, e termina no dia 21 de novembro, a dois dias da entrega da candidatura da Beira Interior a Capital Europeia da Cultura.

O «CIMfonia» é um ciclo de 19 concertos em lugares “inusitados” de cada um dos municípios que integram a candidatura, incluído Ciudad Rodrigo e Béjar, que em breve irão juntar-se à Guarda 2027, do lado de Espanha. Para a organização, “esta proposta esbate fronteiras cá dentro, mas também com os nossos vizinhos”.

Cada concerto reúne artistas consagrados, a músicos locais e jovens estudantes, em espaços geográficos como ruínas romanas, castelos, glaciar de Loriga, Fraga da Pena, entre outros. O reportório escolhido serve para “interagir com o território num diálogo, inédito na região, entre a música, as artes performativas, arquitetura, literatura e história”.

Além do maestro Osvaldo Ferreira, que assegura a coordenação da curadoria do «CIMfonia», o projeto envolve a participação de todos os restantes programadores da Guarda 2027, num trabalho criativo de equipa que funciona como uma amostra do que poderá ser a proposta da candidatura para 2027. “Da valorização do interior, da sustentabilidade, da transumância enquanto conceito ligado à resistência e às idiossincrasias de uma região até à interação das artes com o espaço físico da Beira Interior”, sublinha a organização da Guarda 2027. 

- 05 mai, 2021
- Helena Esteves