Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Nova Rede Itinerante Cultural do Interior une sete municípios Voltar

A Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA), juntamente com sete municípios, está a desenvolver dezenas de espetáculos de dança, teatro e artes circenses. Paralelamente, será ainda criada uma Rede Interior Virtual de visitação itinerante aos espaços patrimoniais dos sete municípios, através de visitas com recurso à realidade aumentada.

Esta «Rede Interior» tem como objetivo desenvolver uma programação artística e cultural integrada no território constituído pelos municípios de Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Manteigas e Seia, com o intuito de “promover e valorizar o património histórico-cultural e sensibilizar a comunidade a participar ativamente na afirmação destes territórios”.

Com a coordenação da «ASTA – Teatro e Outras Artes», as comunidades locais são convidadas a participar nesta Rede Cultural do Interior. As apresentações de teatro, dança e circo contemporâneo terão lugar em dois dias consecutivos por forma a contribuir para a oferta, animação cultural da região, o aumento dos fluxos turísticos e, consequente, tempo de permanência de quem visita os territórios.

Os projetos artísticos vão ao encontro da identidade, cultura e  história do território «Rede Interior», demonstrando o que une e o que diferencia os sete municípios desta rede cultural. Ao longo de 18 meses, serão apresentados 14 espetáculos, itinerantes e propagadores da identidade, do património natural e cultural do território, catalisadores da participação da comunidade local. 

Rede Interior Virtual com realidade aumentada

Além desta Rede de Artes Performativas será ainda criada uma Rede Interior Virtual de visitação itinerante aos espaços patrimoniais dos sete municípios através de visitas com recurso à realidade aumentada. O objetivo será “acrescentar uma valorização turística dos territórios da rede, oferecendo uma atividade alternativa às tradicionais formas de apresentação das visitas guiadas e encenadas, realizadas de forma presencial, permitindo ao turista a visita ao território de uma forma autónoma e «fora de horas», o que torna a ação mais aliciante tendo em conta o atual contexto de pandemia e os aspetos de saúde pública”.

O Projeto «Rede Interior» tem como entidade líder executora a ASTA – Teatro e Outras Artes, e como entidades parceiras não executoras, os municípios de Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Manteigas e Seia. O projeto é cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

- 13 abr, 2021
- Helena Esteves