Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

«SUSPENSÃO» apresentada ao público em vídeo Voltar

SUSPENSÃO» é o nome da nova exposição vídeo em streaming, que permite dar a conhecer a obra do artista Luís da Cruz.

Na apresentação da exposição, o artista explica que decidiu vir para Portugal por ser natural da região e motivado pela pandemia de Covid-19, que afetou o mundo.

“Comecei a visitar Portugal para ver a minha família e quando cá cheguei, pensei que seria um bom tempo de recolha, de preparar o futuro”, esclarece.

A situação pandémica despertou o interesse em criar algo na Covilhã porque há “muito potencial que tem de ser desenvolvido aqui”.

A exposição “tem muito a ver com a época que estamos a viver”, nas palavas do autor. “Exprime a suspensão da vida, em obras que gritam a condição humana de resistência, de vontade, de convicção de que o Homem irá mais uma vez suplantar e superar, reconquistar a vida e sair da suspensão”, afirma o multifacetado artista plástico.

Luís Da Cruz é artista multimédia, designer e curador. Com formação em Design e Arquitetura, colaborou, em início de carreira, com Pierre Cardin, supervisionando a reconstrução, renovação e decoração de edifícios, apartamentos, hotéis, restaurantes e showrooms. Fundou e coordenou o DCDC (1995-2000), uma empresa de projeto e consultoria na área da decoração, e o Musée Maison em Nova Iorque (2006-2018), um Museu Casa, centro de estudos, residência artística e oficina comunitária. Com um vasto leque de clientes espalhados pelo mundo, criou a sua própria linha de tecidos, móveis e candeeiros, onde o ferro, misturado com diversos outros materiais, como madeira, bambu, tecido, vidro ou mesmo folhas, ocupa um lugar de destaque. Encontrando potencial em qualquer coisa, transforma objetos vulgares em peças únicas. Viajou e criou em grande parte do mundo. Viu o seu talento reconhecido em Paris, Hong Kong, Bruxelas ou Nova Iorque. O artista dá agora a conhecer na Covilhã a sua arte multifacetada.

 

- 02 abr, 2021
- Helena Esteves