Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: X
Nº: 462

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas abre em 2022 Voltar

Foi apresentado publicamente o projeto arquitetónico da «Plataforma Supramunicipal de Intervenção Social da Cova da Beira», que visa à criação de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), qualificada na área de demências, em Caria.

A iniciativa, apresentada dia 26 de fevereiro, reúne três instituições: Mutualista Covilhanense, Santa Casa da Misericórdia de Belmonte e a Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Silvares, no Fundão.

A «Plataforma Supramunicipal de Intervenção Social da Cova da Beira», com arquitetura de Adelino Minhós, será única na região, pretendendo prevenir o isolamento, criar dinâmicas, promover uma rede institucional de serviços e equipamentos na área social e da saúde de proximidade, mobilizar recursos técnicos, organizativos e humanos das instituições parceiras de modo a garantir uma maior eficácia das iniciativas, impulsionar intervenções estruturadas e articuladas face aos problemas sociais e diferentes realidades, assim como garantir a articulação e harmonização de respostas a nível da saúde mental.

Para José Figueiredo, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, esta obra “vai servir a região da Cova da Beira”, dada a “preocupação primordial relativamente às demências”. “Esta infraestrutura tem uma grande importância e que, apesar de ser uma obra de grande envergadura, vai ter uma função maior na intervenção social nos três concelhos intervenientes”, refere.

Nelson Silva, presidente da Mutualista, afirma que “o foco é trabalhar a complementaridade e é este o grande objetivo, em função da região da Cova da Beira”. É objetivo também “criar postos de trabalho, com valores indicativos entre 60 e 100 pessoas”, menciona.

Com uma data estimada de abertura no ano de 2022, a ERPI terá a capacidade para 80 utentes, correspondendo a nove quartos individuais e 35 quartos duplos, num investimento de quatro milhões de euros.

- 02 mar, 2021
- Helena Esteves