Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Projeto de reutilização têxtil de máscaras individuais arranca na Covilhã Voltar

O município da Covilhã, em parceria com a empresa TO-BE-GREEN, vai dar início a um projeto ambiental em várias escolas do ensino secundário da cidade.

A iniciativa simbólica, com início no dia 14 de dezembro pelas 10h00, será desenvolvida nos seguintes estabelecimentos: Escola Secundária Quinta das Palmeiras; Escola Secundária Frei Heitor Pinto; Escola Secundária Campos Melo e EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã.

A autarquia vai proceder à entrega de contentores (com pedal), dando assim início a uma campanha de sensibilização, que envolve a recolha e reutilização de máscaras de proteção individual. 

O Concelho da Covilhã será o primeiro em Portugal onde este inovador sistema será implementado na sua globalidade. A partir de agora, os alunos do concelho poderão entregar as suas máscaras individuais à saída da sua escola em contentores adequados, para posterior recolha e tratamento por parte da TO-BE-GREEN, proveniente da Universidade do Minho, que engloba uma plataforma e aplicação da empresa Greenad. Esses materiais têxteis serão depois convertidos em matéria-prima para outros produtos à base de fibras têxteis no CVR (Centro de Valorização de Resíduos) da Universidade do Minho.

- 10 dez, 2020
- Fernando Gil Teixeira