Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Defendida primeira tese de doutoramento em Media Artes na UBI Voltar

A primeira tese de doutoramento em Media Artes, com o nome «Escutar as paisagens: experiências sensoriais subjetivas e ressignificadas», foi defendida na Universidade da Beira Interior (UBI). O trabalho foi aprovado por unanimidade esta terça-feira, 12 de janeiro, numa prova que decorreu na Sala dos Atos da Reitoria da UBI e que também pôde ser acompanhada online

Tiago Fernandes, autor da tese e docente da Faculdade de Artes e Letras (FAL) da UBI, explica que “o trabalho resultou de uma investigação desenvolvida ao longo dos últimos três anos e que assenta essencialmente nas obras artísticas «Retroinstalação» e «Entre tempos». O que pretendo é refletir acerca do conceito de paisagem, não apenas no sentido visual, mas no sentido sonoro, propondo uma re-hierarquização dos sentidos. No fundo, as paisagens podem ser ressignificadas e, de alguma maneira, subjetivas. Dependendo da herança acústica das pessoas, as paisagens vão sendo reformuladas”. O autor defende, assim, que a escuta não é meramente auditiva, mas multissensorial, já que apela a todos os sentidos na observação de uma paisagem.

“As paisagens sonoras e os territórios sonoros são sempre uma experiência sensorial, dependendo sempre da subjetividade de cada pessoa, tendo em conta as diferentes referências acústicas, religiosas, sociais ou políticas, afetivas, demográficas, entre outras” são as principais conclusões do trabalho apresentado.

 

FONTE: Urbi et Orbi 

 

- 13 jan, 2021
- Helena Esteves
- Urbi et Orbi