Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Teatro das Beiras apresenta peças no mês de novembro Voltar

O Teatro das Beiras esteve presente no 4º Festival de Teatro de Viana do Castelo, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.

A companhia de teatro Covilhanense apresentou a peça «Pequeno Retábulo de García Lorca», com uma criação organizada a partir da obra de Frederico García Lorca, um poeta, dramaturgo e artista plástico espanhol do século XX.

O espetáculo, com encenação de Gil Salgueiro Nave, decorre da abordagem suportada por sinais que evocam a presença de movimentos artísticos capazes de despertar a curiosidade e interesse nos espetadores de hoje, promovendo o encontro com estéticas artísticas que constituíram matéria de referência.

Já na Covilhã, o Teatro das Beiras vai estrear a peça «A Força do Hábito», no Auditório do Teatro das Beiras, dia 20 de novembro pelas 20h45. A peça de teatro conta a história de artistas que se odeiam entre si e não se entendem, embora precisem uns dos outros.

«A Força do Hábito», para além da estreia, estará em cena dia 21 e 22 de novembro, pelas 11 horas e dias 25, 26 e 27 de novembro, pelas 20h45. A lotação é reduzida e a reserva obrigatória.

No final do mês de novembro, dia 28, o Teatro das Beiras apresenta a peça «Entremezes», de José Carretas, no Auditório do Centro Cívico, em Manteigas. 

O espetáculo remete para a independência de 1640, com a redefinição das fronteiras e a pesca no rio Minho que gerou discórdia entre galegos e portugueses, o que deu tema e conteúdo ao «Entremés Famoso sobre a pesca do Rio Minho», primeiro texto da literatura dramática galega.

«Entremezes» é caracterizado pela companhia de teatro, como “uma resposta jocosa, a olhar com ternura e simpatia para os descendentes desses galegos separados de nós pela mesma língua. Fomos separados por fronteiras políticas. Não culturais nem geográficas”.

- 18 nov, 2020
- Fernando Gil Teixeira