Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: IX
Nº: 445

Museu da Cidade da Covilhã pronto em 2021 Voltar

As obras de requalificação do Museu da Cidade da Covilhã, orçadas em cerca de 240 mil euros, encontram-se já na fase final, estando a inauguração prevista para o ano de 2021.

Este importante espaço cultural localiza-se na Rua António Augusto Aguiar, no edifício projetado pelo Arquiteto Ernesto Korrodi para acolher a sede do Banco Nacional Ultramarino. O edifico destaca-se pelo trabalho de cantaria e pela decoração em azulejos com elementos referentes ao comercio e à época dos Descobrimentos. O renovado Museu terá como objetivo dar a conhecer a cidade da Covilhã e a sua história, destacando todas as épocas de ocupação do território, refletindo a atualidade e perspetivando o futuro. Os conteúdos temáticos estão ainda a ser estudados e projetados, prevendo-se uma organização cronológica, de cima para baixo, do piso 3, dedicado à pré-história e à romanização, ao piso térreo, com uma visão global da história da cidade e uma reflexão sobre o seu futuro. A exposição recorre a métodos interativos e o percurso dos visitantes far-se-á por circulação vertical (escadas ou elevador).


O Museu da Cidade cumpre todos os atuais requisitos do design inclusivo e universal, promovendo a acessibilidade nos espaços culturais, com boa sinalização, com piso e mapas tácteis e livre de obstáculos arquitetónicos.

A requalificação do Museu da Cidade é um dos importantes pilares da transformação do Centro Histórico da Covilhã, juntamente com o novo Teatro Municipal, o Centro de Inovação Social e o Centro de Inovação Empresarial, entre outras intervenções que estão a decorrer. A Câmara Municipal da Covilhã considera ser este o caminho certo para criar uma nova dinâmica social, económica e cultural no “coração” da cidade.

- 20 out, 2020