Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Está a nascer o Centro de Incubação e Apoio ao Empreendedorismo da Covilhã Voltar

Prosseguem a bom ritmo as obras de reabilitação do edifício onde vai nascer o novo Centro de Incubação e Apoio ao Empreendedorismo da Covilhã, na Rua António Augusto de Aguiar.

Com esta intervenção, prevista no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano
(PEDU), a Câmara Municipal da Covilhã quer requalificar o edificado original (antiga PSP), preservando o seu traço arquitetónico singular e dignificando-o através da criação de vários espaços de uso público, tendo em vista a promoção do empreendedorismo e a sustentabilidade de micro e pequenas empresas.

A localização estratégica deste Centro, no coração da cidade e perto da Universidade da Beira Interior (UBI), garante uma oportunidade única para enquadrar os jovens empreendedores num lugar que pretende potenciar o desenvolvimento de projetos criativos e inovadores. Esta nova infraestrutura, moderna e multifuncional, valoriza
simultaneamente o património histórico no centro da cidade e estimula o desenvolvi-
mento e a atividade empresarial.

A empreitada de reabilitação e restauro irá dotar o edifício de 6 gabinetes empresa-
riais,16 lugares para coworking e colaboração, 2 oficinas, um auditório, um gabinete administrativo, uma sala de reuniões, um bar e ainda várias zonas de convívio. O projeto prevê também a reestruturação do pátrio/receção e a adoção de novas instalações sanitárias. No que diz respeito ao espaço exterior, a manutenção da traça do edifício original passará pela preservação dos elementos caraterizadores do imóvel.

O município pretende com este projeto criar no centro histórico da Covilhã um
espaço flexível, fomentador de criatividade, potenciador do desenvolvimento e a insta-
lação de atividades inovadoras, de carácter económico, cultural e social.

 

 

 

- 20 out, 2020