Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Cerâmica artística em exposição no Museu da Arte Sacra Voltar

A Câmara Municipal da Covilhã apresenta a exposição de cerâmica artística «Risos e Sorrisos sob o signo de Bordallo», elaborado pelo Atelier de São Miguel, no Museu de Arte Sacra, entre os dias 18 de setembro e 25 de outubro.

A sala de exposições temporárias do Museu de Arte Sacra incorpora, deste modo, o trabalho realizado pelo Atelier São Miguel que, desde a sua fundação em 1992, dedica os seus esforços à produção de peças cerâmicas diversificadas, únicas e originais. Estas têm como intuito a partilha de elementos culturais com um cariz satírico, sem descurar a grande contribuição artística que se pretende introduzir nas respetivas correntes da arte sacra e da arte figurativa contribuindo para o enriquecimento da arte regional.

O atelier, no desenvolvimento das peças em exibição, procurou obter a sua inspiração através da elevação do espírito alegre, caricato e primoroso, representativo da obra do mestre Raphael Bordallo Pinheiro, uma das figuras mais marcantes da arte portuguesa na segunda metade do século XIX. Este artista português, cuja vasta e dispersa coleção pode ser encontrada e apreciada em dezenas de livros e publicações, foi um precursor do cartaz artístico em Portugal, ostentando manifestações culturais nas áreas da pintura, aguarelas, ilustração, decoração e escultura.

A notória influência dos movimentos artísticas do desenho humorístico, da caricatura e da elaboração cerâmica, presentes no reportório de Bordallo, surge ao encontro da atividade cultural desenvolvida pelo Atelier São Miguel na divulgação da arte local.

Os membros responsáveis pelo atelier, Fernando Miguel, Alberto Miguel e Milena Miguel, para além de descendentes de uma família artística, são também criadores talentosos e consagrados na arte popular, sendo que as suas peças são, atualmente, elementos fundamentais de muitas coleções particulares pertencentes a alguns dos maiores amantes do artesanato, a nível nacional.

A exposição «Risos e Sorrisos sob o signo de Bordallo» está patente ao público, na sala de exposições temporárias do Museu de Arte Sacra, até ao dia 25 de outubro, de terça a domingo entre as 10 e as 18 horas. A entrada é gratuita.

 

- 19 set, 2020
- Ricardo Tavares