Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

3 de Junho - Dia Mundial da Bicicleta Voltar

Desde já quero agradecer o convite que me foi feito, e fico contente por haver interesse numa modalidade que, embora bastante comum, às vezes pareça um pouco esquecida. 

O ciclismo é para mim uma "nova" experiência, que começou por influência de alguns amigos, há cerca de 3 anos. Nessa altura ainda praticava futsal como federado.
No início comecei apenas por andar aos domingos de manhã e até que gostava bastante. Passava a semana a pensar no próximo Domingo, e confesso que até me sentia algo ansioso! Entretanto deixei de jogar futsal, e dediquei-me mais à prática do btt. Um ano depois de prática regular tive curiosidade em participar no Campeonato Regional da Beira Interior em BTT, pelo clube BTTGARDUNHA, que é a minha equipa, e sem dúvida que adorei! Chegar ao fim de uma maratona (65km) é um sentimento que não consigo expressar em meras palavras, vive-se o momento e a felicidade de dever cumprido.
Com a prática regular e com estes novos desafios, entrei numa fase de "paixão" e sabia que não iria desistir tão facilmente. Foi aqui que decidi que estava na hora de dar mais um passo, investir numa bicicleta de estrada. Só posso dizer que senti uma liberdade ainda maior em fazer kilometros atrás de kilometros, sozinho, acompanhado o que fosse! 
Neste momento ninguém me tira a felicidade que sinto. Já sofri, já me ri e até já chorei de felicidade (e de dor) em cima da bicicleta, mas nada me fez desistir de continuar.
Tenho amigos que nunca pensaram que eu me convertesse na modalidade do ciclismo, e há quem me chame de doido por aquilo que faço muitas vezes, mas sem dúvida que foi uma das melhores opções que tive até hoje.
Mas para além do ciclismo há a família, a namorada, os amigos , o trabalho e as rotinas que sempre tive, o que leva a um maior sacrifício e gestão de tempo para conseguir fazer tudo. Não é fácil, mas tudo é possível, basta querer! 
Neste momento visualizo-me como um ciclista que adora o que faz, cheio de objetivos e ambições. Atualmente treino 5 dias por semana, com o único objetivo de evolução pessoal. Recentemente treino com a colaboração de um profissional (Marco Macedo) que me ajuda a progredir e não perder a motivação e coordeno com trabalho de reforço muscular, com o apoio do SHFit, a quem tenho que agradecer o apoio prestado. 
Sei qual a minha posição no mundo do ciclismo, não tento ser melhor que ninguém e não gosto de fazer comparações. Na minha opinião é o melhor que um ciclista pode fazer, porque num mundo de competição quem não se divertir e sentir o amor à "camisola", é mais difícil (senão impossível) de ultrapassar os múltiplos obstáculos e desafios que vão surgindo.


Há quedas, há cansaço e, por vezes, muita fadiga (e caimbras páh!), mas essa paixão e amor é o que me faz continuar.


Acredito que se todos sentissem mais paixão (e menos competição), os nossos fantásticos trilhos e estradas teriam muito mais gente.


Para terminar, como dá para perceber, adoro aquilo que faço, e vou continuar a pedalar até não poder mais!

- 03 jun, 2020
- Hélder Maceiras