Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Rotas Beirãs: Varanda da Estrela, ver e provar a serra com outro olhar Voltar

 

No Rotas Beirãs desta semana, achei imperial trazer-vos mais um exemplo de sucesso e bom aproveitamento da nossa Serra da Estrela, até porque (os acessos estando abertos) é esta a melhor altura para aproveitar de todas suas valências e segredos, uns mais bem guardados que outros. O Varanda da Estrela tem também ele duas valências: estadias e restaurante, e situa-se bem a meio caminho da Torre, nas Penhas da Saúde. Em relação às estadias, o mesmo dispõe de quatro habitações que permitem um turismo muito específico e diferente, para quem adora passar férias na neve ou então simplesmente alhear-se do mundo numa escapadinha longe da sociedade e perto da natureza.

Mas, falemos do restaurante Varanda da Estrela. É difícil encontrar um restaurante na região que esteja tão ligado à tradição gastronómica portuguesa como este, não só na tradição que consegue colocar no prato, mas também no lado rural que mantém na decoração do seu restaurante, num estilo taberneiro mas muito bem escolhido e mantido. Cozinha de identidade, servida em doses simpáticas e com um grande cunho tradicional, para quem gosta de saborear comida caseira, acabada de fazer e ainda quente para combater o frio lá de fora. O restaurante é também uma das principais atrações da zona, sendo muito difícil conseguir mesa sem reservar antes, dada a elevada afluência ao espaço, o que também diz muito da sua qualidade. Em relação às especialidades deixo 4 conselhos muito pessoais: arroz de zimbro do Ti Manel (uma especialidade da casa), os famosos brulhões (também conhecidos por maranhos), o folhado de espinafres com queijo de cabra para os que optem pela opção vegetariana e, por fim, para sobremesa, a almofadinha serrana (com um maravilhoso doce de abóbora).

Posso garantir que indo, sairá com uma das melhores experiências gastronómicas que pode ter nesta região do país. Vale totalmente o investimento!

- 28 jan, 2020
- Fernando Gil Teixeira