Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

O Jornal que promove a união das Beiras e do Interior Voltar

O Jornal Fórum Covilhã nasceu a 29 de novembro de 2011, num dos anos mais difíceis da história contemporânea de Portugal, o primeiro ministro José Sócrates havia pedido ajuda internacional e a Troika instalou-se no país. O Jornal Fórum Covilhã demonstrou assim, logo à nascença, a sua matriz visionária e resiliente.

Visionária porque em momentos de crise necessitamos de comunicar o território para o exterior a fim de o promover ou de denunciar abusos aos direitos e deveres de cada um, e em 2011, assim como neste conturbado presente, o Jornal Fórum Covilhã exerce esta função de forma exemplar;

Resiliente, porque apesar das crises económicas de 2011 e de 2020, nasce e resiste construindo um legado que congrega boa parte das Beiras Alta e Baixa, alcançando um território que necessita de se unir, de ter uma estratégia comum e de se fazer ouvir a uma só voz. Hoje mais do que nunca, necessitamos que as rádios e jornais regionais promovam o fim das barreiras geográficas e culturais internas que nos têm dividido e por isso enfraquecido.

O Fórum Covilhã, como toda a comunicação social regional, assumem assim, uma importância vital na denúncia e reflexão sobre os casos e factos de um território raramente ouvido e na união da região para que esta deixe de competir entre si mas ambicione lutar por si e demonstre ao país que Portugal sem o interior é um meio país e que só com um interior forte e desenvolvido, o país será mais rico e resistente.

Necessitamos pois, que os apoios à comunicação social cheguem de forma sustentada e equitativa, o apoio comunicado pelo governo anunciava 15 milhões de euros para ajudar a comunicação social, mas apenas 3,8 milhões se destinaram à comunicação social local de todo o país, ou seja, as televisões e jornais nacionais receberam 75% do apoio, comprometendo uma vez mais a informação e divulgação nos territórios mais distantes de Lisboa.

No seu nono aniversário, desejo ao Jornal Fórum Covilhã que mantenha a qualidade informativa e a força de trabalho que tem possibilitado o seu sucesso. Espero que existam muitas e outras tantas edições e que nelas seja possível continuar a ler notícias não só da Covilhã, mas também do Sabugal, da Guarda, dos concelhos do Pinhal Interior, assim como de todos os concelhos das Beiras do interior.

Parabéns a toda a equipa do Jornal Fórum Covilhã, pelos nove anos de existência e por fazerem parte dos que trabalham pela e para a região, estamos todos muito gratos por isso.

 

Cláudia André

Deputada à Assembleia da República

Novembro de 2020

 

- 24 nov, 2020
- Cláudia André