Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

UBI reforça capacidade de investigação e desenvolvimento científico Voltar

 

A Universidade da Beira Interior (UBI) reforçou recentemente a capacidade de investigação científica, com a criação de três novos polos de IU&D, que abrangem as áreas da informática, arquitetura e tecnologia aplicada às mudanças climáticas. A estes junta-se a PRAXIS, UI&D sediada na UBI, dedicada à Filosofia, Política e Cultura, que iniciou a sua investigação em janeiro de 2020.

NOVA LINCS – UBI - Laboratory for Computer Science and Informatics, CIAUD-UBI - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design e Instituto Dom Luiz são as entidades que se juntam às nove unidades de investigação que têm sede na UBI e aos oito polos já existentes.

O crescimento de IU&D na UBI vai contribuir para a melhoria do ensino na instituição e permitir o desenvolvimento do ensino pós-graduado, revelando-se ainda fundamental para fornecer à sociedade conhecimento e soluções para problemas emergentes.

A criação destas novas entidades de investigação representa um acréscimo de 30% e “é uma tradução direta do elevado nível de maturidade científica atingida pelos grupos de investigação da UBI”, salienta José Páscoa, Vice-Reitor para a Área de Investigação e Projetos.

O resultado “já era esperado, uma vez que nos últimos oito anos a UBI praticamente duplicou a sua produção científica registada nas bases de dados internacionais de referência”, acrescenta.

Ainda segundo o Vice-Reitor da UBI, este trabalho tem sido reconhecido pelas entidades exteriores à academia, sendo disso exemplo “os magníficos resultados conseguidos pelas unidades de investigação da UBI, avaliadas por painéis de peritos internacionais no último ciclo de avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia”.

Na UBI, a investigação científica é promovida pelo Instituto Coordenador da Investigação (ICI), que tem como objetivo impulsionar a investigação, fomentando a convergência de áreas do saber e a concretização de equipas multidisciplinares, com vista ao incremento da produtividade científica e à racionalização de recursos materiais e humanos.

O ICI articula o sistema de ensino e o sistema de investigação, numa perspetiva de renovação do ensino pós-graduado, colaboração na concretização das decisões estratégicas da UBI em matéria de investigação e desenvolvimento, bem como no sentido de potenciar a capacidade de afirmação internacional da investigação científica da UBI. Nestes âmbitos, cabe ao ICI promover o debate e reflexão crítica sobre a atividade científica e ainda divulgar a ciência realizada na instituição.

- 20 out, 2020
- Vitor Aleixo