Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

«Em vários países o radão é considerado uma fonte natural com poderes terapêuticos» Voltar

REGIÃO. O radão é um gás sem cor, cheiro, ou sabor e só é possível conhecer a concentração com mediações. Quando inalados, chegam aos brônquios e irradiam para os tecidos vizinhos e, no limite, podem causar tumores pulmonares. Sandra Soares, professora da Universidade da Beira Interior, explica ao Jornal Fórum Covilhã no que consiste este gás nobre

Jornal Fórum Covilhã (JFC) - O que é o radão e onde se manifesta? 

Sandra Soares (SS) - O radão, um gás nobre (significa que faz parte do grupo dos gases raros da tabela periódica dos elementos), inodoro, incolor e insípido, é um descendente direto do 226Ra (rádio 226), ambos pertencentes à série radioativa do 238U (urânio 238). Como o gás radão não reage quimicamente, não tem cor, nem tem cheiro nem sabor, é indetetável pelos nossos sentidos. Em espaços abertos não constitui nenhum problema e é até usado como traçador ambiental. Contudo, em espaços fechados, como as habitações, o radão no ar, pode atingir concentrações bastante elevadas e muito acima das permitidas por lei, constituindo um risco para a saúde humana. Este gás é reconhecido como agente indutor do aparecimento de tumores e apontado, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a segunda causa de neoplasia do pulmão depois do tabaco.

JFC - Viver numa zona granítica, como é o caso da nossa região, é sinónimo de teores elevados de radão?  

SS - Portugal, em particular a região centro, é rico em rochas graníticas, mas nem todas elas são uraníferas, isto é, contêm urânio. No entanto, em alguns destes maciços graníticos da nossa região, o teor de urânio pode ser considerado elevado e, no caso dos solos serem mais permeáveis, o radão liberta-se facilmente da rocha. Daí que as regiões graníticas sejam consideradas como um risco acrescido relativamente à radioatividade de origem natural.

JFC - Quais os benefícios e malefícios do radão nas águas? 

SS - Apesar deste assunto ser controverso, em vários países o radão é considerado uma fonte natural com poderes terapêuticos. Inclusivamente, a Associação Europeia de Termas de Radão tem como objetivos a promoção da investigação científica do radão; a educação do público sobre os efeitos da utilização do radão para fins médicos; e o fornecimento de informação, à classe médica e ao público, através de resultados experimentais. Na Europa, essencialmente, existem várias Termas (SPAS) que promovem o uso de águas radioativas como tratamento, garantindo os benefícios da terapia com radão em vários tipos de doenças, nomeadamente, reumáticas, do foro respiratório e dermatológicas. Em particular nas Termas de Bad Steben é dito que “o Radão é altamente eficaz e valioso para a saúde, mas extremamente raro, pois apenas alguns spas na Europa Central têm uma ocorrência natural de radão daí que a fonte Bad Steben Temple seja tão preciosa”. Em relação à água para consumo público a concentração de radão, em geral, não é muito elevada pelo que não constitui nenhum risco para a saúde humana. No entanto, se a concentração de radão na água for alta, juntamente com a possibilidade de valores elevados de radão no ar interior, poderá contribuir para o aumento do risco.

JFC – E no que respeita à água mineral?

SS - No que respeita à água mineral natural, a concentração de radão depende do local de captação. Apesar das concentrações de radão serem muito elevadas no local da captação quando chegam ao consumidor são consideravelmente menores de modo que as doses efetivas estão na gama de valores da radiação de fundo natural, não havendo risco.

- 06 out, 2020
- Helena Esteves