Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Comércios da Beira: Um Primor de «cara lavada» Voltar

O Café Primor tem mais de 50 anos de história e de existência. Só por aí é muito complicado conhecer alguém na Covilhã que em alguma fase da sua vida não se tenha cruzado com este espaço por um motivo ou por outro, mais que não fosse por ter uma das maiores esplanadas da cidade da Covilhã. Situado nas costas do tribunal, o Primor é referência daquela zona há décadas e mais décadas, mas tem agora uma cara renovada que lhe dá a frescura que precisava e que os clientes ansiavam, e essa sintonia sente-se facilmente.

Com um interior feito num design moderno e minimalista que resulta na perfeição, o espaço desde que foi renovado há pouco tempo ainda está mais arejado e parece que se tornou mais prazeroso por ali permanecer mais tempo. É por isso comum ver-se vários jovens a escolherem o café, que prima também pelo sossego e tranquilidade, para estarem a trabalhar ao computador ou simplesmente a desfrutar das páginas de um livro. A esplanada essa tem uma dimensão super convidativa, principalmente numa fase em que as pessoas se sentem mais seguras ao ar livre como acontece agora. Também a carta mudou e muito se ganhou tanto em variedade como em qualidade. Para além da qualidade da doçaria e salgados, a variedade pratos que são servidos é também considerável: sopa, petiscos, tostas, torradas, bifanas, pregos, febras palitadas, caracóis… Há de tudo um pouco e que tanto pode ser servido ao almoço como ao jantar. Além disso, ao almoço há ainda o prato do dia que é servido na hora para quem está com mais pressa e quem quer mais comida de prato. Aos sábado há o famoso brunch, que é prática não muito comum por cá, mas que tem convencido muitos visitantes do espaço. Tanto é que a empresa de experiências Odisseias já disponibiliza que se compre o pack de brunch para duas pessoas no seu site pelo valor de apenas 15,99 euros quando está em promoção. Além disso, e nesta linha de modernização o Primor já tem entrega ao domicílio, através do jovem serviço de entregas The Xico’s, onde pode encomendar todas estas iguarias diretamente para sua casa, incluindo o famoso brunch que aí pode ser pedido todos os dias com a devida antecedência.

O Primor é uma história que faz parte de já muitas outras histórias. Mas é uma história que não quis ficar por onde ficam as histórias que já se passaram, mas sim uma história viva, que se faz e refaz de coisas novas e que ostenta sempre uma cara lavada. Vida longa ao Primo!

- 08 set, 2020
- Fernando Gil Teixeira