Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Desporto. Que futuro? Voltar

Vivemos tempos excecionais, é algo sabido e já repetido por várias vezes quando nos referimos à nova realidade imposta pelo novo coronaviros SARS - COV 2.
No entanto, apesar das adaptações existentes e impostas pelo Governo no que diz respeito a esta nova realidade, há uma que no nosso entender não tem merecido a devida importância.
São já conhecidos os beneficios da prática desportiva, não só para a saúde fisica e mental, mas também como fator de integração social e desenvolvimento cógnitivo, algo muito importante sobretudo em idades mais jovens.
O período de quarentena que atravessámos no passado, de março a maio do presente ano, teve consequencias nefastas para muitos jovens que viam na prática desportiva e no contacto com os seus colegas uma forma de desenvolverem essas capacidades supracitadas e também um escape a muitos problemas que infelizmente vão surgindo com cada vez mais incidência nestas idades jovens, como por exemplo, a ansiedade.
Assistimos com alguma preocupação/revolta a esta incapacidade da tutela em definir normas para que os nossos jovens possam ser livres e ativos enquanto o escalão Sénior vai retomando a sua atividade de forma condicionada.
Urge a criação de uma politica desportiva que pense nos nossos jovens e na melhor forma de se desenvolverem para que se possam evitar problemas no futuro, frutos destas condicionantes que lhes são impostas nesta fase tão importante de crescimento.
- 10 set, 2020
- Ricardo Nora