Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Cine-teatro Avenida reabre dia 15 de junho Voltar

CULTURA. O cine-teatro Avenida, em Castelo Branco, retoma a sua programação no dia 15 de junho, reabrindo a bilheteira no dia 2, no horário habitual, de terça-feira a sábado, das 14 às 19 horas.

 

As regras para a reabertura das salas de espectáculo, divulgadas dia 26 de maio pelo Ministério da Cultura, exigem o uso de máscaras, lugares marcados, definição de vias de entrada e saída, limpeza e desinfeção das instalações e recintos.

Os organizadores de espetáculos e os titulares de salas, como cinemas e teatros, têm de assegurar a existência de “planos de contingência e higienização completa das salas, antes da abertura de portas e logo após o final de cada sessão”, assim como “limpeza e desinfeção periódica das superfícies, instalações sanitárias e pontos de contacto”.

 Há obrigação de utilização de máscara por parte do público e todos os espetáculos têm de ter bilhete de ingresso, em função da lotação máxima.

Em caso de espetáculos como teatro, dança, concertos ou ópera, sejam em sala ou ao ar livre, o palco tem de ficar pelo menos a uma distância de dois metros do público ou, em alternativa, têm de ficar vagas as duas primeiras filas da plateia.

No caso das salas de espetáculos e teatros onde haja camarotes, estes “só podem ser ocupados por pessoas do mesmo agregado familiar ou coabitantes, quando tenham seis ou menos lugares”, e os que têm “lotação superior a seis lugares podem ser ocupados, aplicando-se as regras aplicáveis para os restantes lugares da sala”.

"Os lugares de galeria só poderão ser utilizados com lugares sentados", sob as mesmas regras.

Os artistas, equipas técnicas e restantes trabalhadores das salas de espetáculos, teatro e cinema devem “medir a temperatura à chegada ao edifício, sem registo dos resultados”, e as salas de ensaios e camarins devem ter gel desinfetante e toalhetes, assim como toalhas individuais.

Os organizadores de espetáculos e os titulares de salas têm também de "sensibilizar o público" para "o cumprimento das regras da lavagem correta das mãos, etiqueta respiratória" e outras medidas de higiene definidas pela Direção-Geral de Saúde.

Asta apresenta espetáculo

Dia 18 de junho a ASTA apresenta o espectáculo “Lano kaj Nego” que se debruça sobre a obra de Ferreira de Castro “A Lã e a Neve”.

A peça acompanha o percurso de Horácio, um pastor de Manteigas que tem o objetivo de reunir condições financeiras para poder ter uma casa, onde sonha viver com a sua família, até se tornar tecelão numa fábrica da Covilhã e confrontar-se com a dura realidade de operariado.

Enquadrada nos anos 40 do século XX, durante o período da Segunda Guerra Mundial e com a ditadura em Portugal como pano de fundo, olha-se para as condições precárias em que vivem os serranos ao mesmo tempo que se verifica o auge no mundo industrial e têxtil da Covilhã, onde o trabalho se torna uma reivindicação social importante.

A obra “Lã e a Neve” é um símbolo para identidade social e cultural da região da Beira Interior, para além de ser uma referência da literatura nacional.

A bilheteira reabriu no passado dia 2 de junho, com horário normal, das 14 horas às 19 horas e uma hora antes dos espetáculos.

- 02 jun, 2020
- Helena Esteves