Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

A UBI e a Hélix Quádrupla da Região Voltar

Muito do pensamento atual sobre processo de desenvolvimento regional enfatiza o papel do conhecimento como fator principal de desenvolvimento, sobrepondo-se a fatores mais tradicionais como trabalho e capital. Em muitos destes ensaios constata-se que as universidades e outras infraestruturas de conhecimento desempenham um fator fundamental na alocação de recursos às regiões e também jogam um papel ativo no desenvolvimento da competitividade regional. Em regiões mais débeis em resultado de processos de desertificação e/ou desindustrialização as universidades são vistas como elementos fulcrais para atração de investimentos e criação de emprego. A importância da universidade vem do seu papel, na prestação de serviços de altíssima qualidade, que sustenta o alavancar da atratividade das regiões na captação de atividades de maior valor acrescentado seja na forma de capital móvel, talento ou ainda de processos de desenvolvimento endógeno.

Neste contexto, o processo de criação, desenvolvimento e afirmação da Universidade da Beira Interior, revela agora uma instituição âncora para a economia local, atuando como importante gerador de emprego altamente qualificado, comprador de bens e serviços locais, gerador de múltiplas atividades culturais e alavancado a economia local através da injeção vários milhões de euros (do orçamento da Universidade e dos gastos dos alunos).

Todos estes aspetos, em conjunto com o investimento público nacional e europeu nas atividades de investigação da universidade, gera um efeito multiplicador com efeitos visíveis na região: incremento da inovação nas organizações; atração de capital humano altamente qualificado, atração de estudantes de outras regiões do país e do mundo, melhoria substancial do contexto institucional através da participação dos seus membros em inúmeras organizações socioculturais e políticas da região. Seja qual for a perspetiva da análise, é hoje reconhecido à UBI o papel de principal ator regional na criação, transmissão e transferência do conhecimento.

No futuro, além destas dinâmicas, espera-se que a UBI ganhe na região uma nova centralidade como entidade chave na promoção de redes, conseguindo importantes sinergias com a vantagem para os vários parceiros regionais.

A UBI terá de ser ambiciosa nos seus objetivos, tem de ser eficaz nas respostas, tem de ser adaptável às circunstâncias, ser estrategicamente direcionada e estar densamente articulada com os parceiros, regionais, nacionais e internacionais.

É nossa convicção o papel fundamental da UBI na promoção futura de dinâmicas entre atores locais de inovação em torno da denominada triple hélix: universidade, empresas, poderes públicos. Será importante considerar ainda a junção de um ator menos institucionalizado, como seja por exemplo: o público, os grupos de cidadãos ou os estudantes, que beneficiando do ecossistema empreendedor e inovador proporcionado pela universidade, poderão dar origem a um novo eixo, constituindo-se então na região uma verdadeira hélix quádrupla.

 

- 02 jun, 2020
- Mário Raposo, Professor Catedrático do Departamento Gestão e Economia