Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

EDITORIAL: Apoios para o setor agrícola da região têm de ser imediatos Voltar

«Estas dificuldades vão mexer com o tecido económico da região e neste aspeto o Governo deve estar alerta, visitar a região e verificar in loco o que se está a passar, e os apoios para o setor têm de ser imediatos. Desta vez não há tempo a perder, não podemos andar em estudos e avaliações «ad eternum», para depois pouco ou nada se resolver»

 

Este fim-de-semana a Cova da Beira viu-se a «braços» com uma tempestade que estragou todo o ano agrícola, e com prejuízos que no concelho do Fundão ascendem os 20 milhões de euros e na Cova da Beira podem rondar os 50. Este tem sido um ano mau para todo o Mundo, a pandemia causou vários estragos a nível económico e social e também ao nível do poder de compra. Tem sido difícil conjugar esforços para se ultrapassar tais dificuldades económicas e financeiras.

Para piorar ainda mais as coisas a tempestade de granizo que se abateu sobre a nossa região destruiu todo o setor agrícola, e os prejuízos de vários milhões de euros incluem despedimentos no setor, pois todas as colheitas do ano ficaram sem efeito. Hoje via uma reportagem na televisão e alguns dos visados referiam que em mais de 60 anos de trabalho na agricultura nunca se lembram de um ano como este.

Tais dificuldades vão mexer com o tecido económico da região e neste aspeto o Governo deve estar alerta, visitar a região e verificar in loco o que se está a passar, e os apoios para o setor têm de ser imediatos. Desta vez não há tempo a perder, não podemos andar em estudos e avaliações «ad eternum», para depois pouco ou nada se resolver. Bruxelas também terá aqui um papel importante na canalização de verbas, no entanto não há tempo a perder e os agricultores têm de começar a ter já os seus apoios. Aliás este é um setor vital para a nossa economia e não o podemos deixar morrer, há que arregaçar as mangas e iniciar já o trabalho para que o próximo ano seja revigorante e traga melhores notícias e colheitas, mas para isso tem de haver apoios, incentivos à agricultura, para que se consigam remediar os prejuízos que o setor tem vindo a sofrer.

Este é um apelo de um órgão de comunicação social do distrito que sabe o que se passa no terreno que fala com os responsáveis agrícolas e com as pessoas da área, por isso apelamos a quem tem responsabilidades, principalmente ao deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Castelo Branco que olhem para o setor agrícola da região, e que reivindiquem junto do Governo apoios imediatos para o setor.

- 02 jun, 2020
- Vítor Aleixo