Fundadores: Vitor Aleixo e Ricardo Tavares
Diretor: Vitor Aleixo
Chefe Redação: Ricardo Tavares
Ano: IX
Nº: 422

EDITORIAL: Jornalismo em tempos de pandemia Voltar

«No início desta pandemia, escrevi neste espaço que o Jornal Fórum Covilhã estaria sempre na banca e na internet, com o objetivo de informar os seus leitores, devemos nesta hora a quem nos acompanha um bom serviço, de isenção e credibilidade, é nisto que os jornais se devem focar, nunca e jamais numa época destas os jornais se devem centrar no próprio protagonismo ou na obtenção de qualquer atenção que não seja a de informar bem e com zelo»

 

Em época de pandemia os jornais e os órgãos de comunicação social em geral têm um papel preponderante na veiculação da informação verdadeira e devem ser um garante de uma sociedade bem informada. Os meios de informação, neste caso os jornais devem ser os protagonistas das notícias verdadeiras, do serviço público, e até de alguma prevenção e tomadas de bom senso. É altura de vermos o verdadeiro jornalismo que é praticado em Portugal.

No início desta pandemia, escrevi neste espaço que o Jornal Fórum Covilhã estaria sempre na banca e na internet, com o objetivo de informar os seus leitores, devemos nesta hora a quem nos acompanha um bom serviço, de isenção e credibilidade, é nisto que os jornais se devem focar, nunca e jamais numa época destas os jornais se devem centrar no próprio protagonismo ou na obtenção de qualquer atenção que não seja a de informar bem e com zelo.

Esta semana o Jornal Fórum Covilhã sai para a banca mais tarde, mas com uma edição especial, explicativa, informativa, com opinião e trabalhos de prevenção, para que o leitor saiba os passos que pode e deve dar. Na minha opinião o jornalismo ganha nesta altura um papel peculiar, mas também fundamental, o cidadão tem a obrigação de ser informado com verdade, mas também ser confrontado com diferentes opiniões e visões, principalmente de pessoas avalizadas nas áreas da economia, sociedade e saúde. Por isso há cerca de três semanas criámos um espaço novo neste Semanário intitulado «Consultório Médico». Temos a sorte de termos connosco uma Especialista em Medicina, que de forma Medicina, que de forma sempre pronta dá resposta às dúvidas dos leitores em tempo de pandemia. Isto é Serviço Público. E iremos continua a fazê-lo sempre, porque os jornais devem procurar ir às pretensões do seu leitor e às suas necessidades. Esta é uma hora de todos arregaçarmos as mangas e dar as mãos, é hora nos centrarmos no essencial, mas também dar notícias positivas, informativas e que vão sempre ao encontro da verdade.

Há vetores e linhas que nunca podemos ultrapassar, nem em tempos de pandemia, por isso continuemos a trabalhar e a colaborar para que esta pandemia tenha um fim.

Por último, uma última mensagem, nesta Páscoa fique em casa, por si e pelos outros.

Boa Páscoa!

- 08 abr, 2020
- Vítor Aleixo