Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

FPF anunciou cancelamento de provas de formação desta época, mas associações podem definir o contrário Voltar

FORMAÇÃO: A Federação Portuguesa de Futebol anunciou nesta sexta-feira o cancelamento de todas as provas de futebol e futsal nos escalões de formação. Com esta decisão, não haverá campeões, nem subidas ou descidas

Na passada sexta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol decidiu cancelar as provas da formação desta temporada tanto no futebol como no futsal, decidindo não haver lugar a campeões, subidas ou descidas em todas as provas que estivessem por terminar, não se decidindo nada para já em relação aos escalões seniores. Esta decisão aplica-se ao masculino e ao feminino. Para a FPF a “tomada de decisão que visa proteger a população, especialmente os jovens e as crianças que amam o futebol”, referindo que o que importa agora é garantir a saúde dos participantes nas provas, logo “assegurar-se-á o valor primordial da saúde e o desenvolvimento desses jovens e crianças, em segurança e estabilidade possíveis”.

No entanto, esta decisão que parecia definitiva para todas as associações do país não parece ser bem assim, já que o presidente da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) avançou que cada associação tem poder de seguir ou não esta medida nas suas provas e que as mesmas se vão reunir esta  semana (os membros de cada direção entre si), para decidir se optam por esta solução nas suas provas ou se escolhem outra via das que vêm sendo levantadas: manter a suspensão por mais tempo para verificar se não há condições de retomar mais tarde (relembrar que em Castelo Branco a maioria das provas começa apenas em Outubro, podendo então os jogos em falta ser jogados até Setembro com normalidade), dar as classificações atuais como finais (não contando os confrontos diretos que se encontram por concluir) ou ainda outras soluções que venham a ser colocadas em cima da mesa.

Aguardam-se então novidades relativamente à posição da AFCB e se a mesma segue ou não a decisão da FPF, verificando-se a liberdade de escolha evocada pelo presidente da AFL.

 

- 31 mar, 2020
- Fernando Gil Teixeira