Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Urbi et Orbi celebra 20 anos da UBI para o mundo Voltar

ENSINO. No dia 19 de fevereiro de 2020 às 15h45, no segundo encontro de ciberjornalismo académico, decorreu a “Mesa redonda” onde a equipa fundadora do “Urbi et Orbi” se reuniu numa conversa aberta, realizada no auditório da biblioteca da Universidade da Beira Interior (UBI).

O Reitor da UBI e “pai do Urbi et Orbi”, António Fidalgo, formou algumas comparações da internet e da web desde a criação do jornal para este momento, ou seja desde o ano de 2000 até ao ano atual.

Este órgão de informação e opinião, tem como nome inspiração na bênção de Páscoa e Natal, ditas pelos Papa, explica o Reitor. Foi evidenciado também, que a imagem do jornal foi adaptada da imagem da Amazon.

O conteúdo apresentado é feito pelos alunos do curso de Ciências da Comunicação, pois trata-se de um jornal do respetivo curso, e não um jornal da universidade, tendo a independência da reitoria.

Neste evento, Márcio, nova cara do “Urbi et Orbi” mostrou como funciona a plataforma online agora, com a reestruturação após 20 anos. Em 2005 o jornal existia em formato de imprensa, mas por agora mantém-se no digital, no entanto a versão mobile ainda não se encontra disponível.

- 20 fev, 2020
- Inês Brás